Mobilização, Notícias

Oikos junta-se ao apelo: cancelamento da dívida dos países mais pobres

Queremos transparência e eficácia nos fundos para a cooperação e justiça social e climática!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Oikos, a Zero, a Casa Comum da Humanidade e a Business as Nature tiveram ontem duas reuniões importantes na COP27, que permitiram que se discutisse sobre as ações que Portugal tomará para combater as alterações climáticas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O primeiro momento contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, e os secretários de estado de Mobilidade Urbana Jorge Delgado, e do Ambiente e da Energia, João Galamba. Nesta conversa:
✅ Estabeleceu-se que Portugal continuará a reunir esforços para apoiar a transição dos Países em Desenvolvimento, particularmente os Lusófonos.
? A Oikos salientou a preocupação com a transparência e eficácia dos fundos aplicados na cooperação, alertando sobretudo à necessidade de garantir que os benefícios das intervenções chegam efetivamente às populações mais desfavorecidas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na segunda reunião com deputados e com o Presidente da Comissão do Ambiente e Energia, Tiago Rodrigues:
✅ Discutiu-se sobre a Lei do Clima, bem como sobre a sua operacionalização, e uma necessária revisão constitucional.
? A Oikos salientou uma vez mais a sua preocupação com Portugal assumir as suas responsabilidades históricas relativamente ao financiamento justo, transparente e eficaz para os Países em Desenvolvimento, bem como para os refugiados climáticos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No final do dia, assistimos também à promoção do Manifesto Women 4 our Climate. De acordo com a UN, mulheres, meninas e comunidades marginalizadas são os grupos mais afetados pelas alterações climáticas, e devem ser integrados no desenho e implementação de ações para prevenir e mitigar esta realidade. O manifesto dos países de língua portuguesa assume o papel fundamental das mulheres para encontrar o equilíbrio entre ação climática e direitos humanos. Este grupo pretende alcançar a igualdade de género e uma justiça social e climática.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que nos próximos dias se continuem a proporcionar momentos e reuniões tão frutíferas como estas, que se tornam relevantes para o nosso futuro!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#COP27

Artigos Relacionados