A Oikos, a Zero, a Casa Comum da Humanidade e a Business as Nature tiveram ontem duas reuniões importantes na COP27, que permitiram que se discutisse sobre as ações que Portugal tomará para combater as alterações climáticas.
O primeiro momento contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, e os secretários de estado de Mobilidade Urbana Jorge Delgado, e do Ambiente e da Energia, João Galamba. Nesta conversa:
– Estabeleceu-se que Portugal continuará a reunir esforços para apoiar a transição dos Países em Desenvolvimento, particularmente os Lusófonos.
– A Oikos salientou a preocupação com a transparência e eficácia dos fundos aplicados na cooperação, alertando sobretudo à necessidade de garantir que os benefícios das intervenções chegam efetivamente às populações mais desfavorecidas.
Na segunda reunião com deputados e com o Presidente da Comissão do Ambiente e Energia, Tiago Brandão Rodrigues:
– Discutiu-se sobre a Lei do Clima, bem como sobre a sua operacionalização, e uma necessária revisão constitucional.
– A Oikos salientou uma vez mais a sua preocupação com Portugal assumir as suas responsabilidades históricas relativamente ao financiamento justo, transparente e eficaz para os Países em Desenvolvimento, bem como para os refugiados climáticos.
No final do dia, assistimos também à promoção do Manifesto Women 4 our Climate. De acordo com as Nações Unidas, mulheres, meninas e comunidades marginalizadas são os grupos mais afetados pelas alterações climáticas, e devem ser integrados no desenho e implementação de ações para prevenir e mitigar esta realidade. O manifesto dos países de língua portuguesa assume o papel fundamental das mulheres para encontrar o equilíbrio entre ação climática e os direitos humanos. Este grupo procura empoderamento, e afirma a urgência para: uma melhor governação, mais conservação, mais regeneração, e mais cooperação com o fim de alcançar a igualdade de género e uma justiça social e climática.
No próximo link poderá encontrar o Manifesto
Que nos próximos dias se continuem a proporcionar momentos e reuniões tão frutíferas como estas, que se tornam relevantes para o nosso futuro!