Peru

Planos de desenvolvimento são instrumentos orientadores para governos locais

Uma das principias actividades desenvolvidas pela Oikos no projecto “Gestão participativa e transparente dos planos de desenvolvimento da Bacia do Rio Cañete”, no Peru, é a elaboração e/ou actualização de Planos de Desenvolvimento Local (PDL) para municípios beneficiários, como um instrumento orientador para os governos locais.

 

Realiza-se inicialmente um diagnóstico conjunto sobre diferentes sectores como agricultura; pecuária; educação; saúde; serviços básicos à população; turismo (enquanto actividade económica para o desenvolvimento); comunicação e segurança pública; além de aspectos de desenvolvimento ambiental, territorial, e capacidade institucional. Desta forma, pretende-se identificar os problemas e as oportunidades existentes, para uma proposta mais realista de soluções a curto, médio e longo prazo (a 10 anos).

 

Os últimos meses têm sido marcados por esta acção, e desta vez, localizadas nas Províncias de Yauyos e de Cañete, serão cerca de 20 as cidades em que esta iniciativa será realizada, sendo algumas delas zonas de extrema pobreza. Algumas já decorreram no mês de Abril, e outras terão lugar até o final de Maio.

 

Esta actividade é desenvolvida sempre em parceria com as autoridades locais, e pretende o fortalecimento e co-responsabilização de diferentes actores sociais (representantes de instituições, autoridades, organizações sociais e representantes da sociedade civil), numa perspectiva de desenvolvimento participativo e sustentável.

Related Posts