Peru

Formações participativas contribuem para uma melhor gestão municipal em Cañete

O Município de Lunahuaná – Província de Cañete, Peru – actualizou o seu Plano de Desenvolvimento, contando com a participação massiva de líderes regionais e representantes de instituições públicas e privadas.

 

Tendo em conta o novo contexto político, económico e social que se desenvolveu em torno do Distrito nos últimos anos, como o aumento do fluxo de turistas nesta zona, tornou-se necessária uma actualização das políticas públicas e dos projectos implementados, de modo que melhorem a qualidade de vida da população.

 

Assim, este Distrito, considerado “Capital do turismo da Província de Cañete”, actualizou o seu plano de Desenvolvimento até 2021, sob orientação do professor e consultor da Oikos Martín Soto Guevara, especialista reconhecido em gestão municipal e regional, entre os dias 2 e 9 de Dezembro de 2010.

 

Além do Município de Lunahuaná, está ainda prevista a actualização ou elaboração dos Planos de Desenvolvimento nos Municípios de Zúñiga (15 e 22 de Fevereiro de 2011), Yauyos (17 e 25 de Fevereiro de 2011), Pacarán (23 de Fevereiro e 02 de Março de 2011), Tupe (Março de 2011) e Catahuasi (Março de 2011).

 

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projecto que a Oikos desenvolve no Peru sobre a temática da gestão participativa dos municípios, com envolvimento activo dos movimentos locais e organizações sociais e económicas.

 

Em curso desde Agosto de 2009 e previsão de conclusão para Fevereiro de 2012, pretende beneficiar no total 79.200 pessoas das Províncias de Yauyos e Cañete.

Artigos Relacionados