Haiti

Oikos participa em plano de acção preventiva para a cólera no Haiti

Comunicado de Imprensa Oikos
29/10/2010

A Oikos está a desenvolver acções de sensibilização e prevenção para a cólera, dado o surto que afecta agora o país. De acordo com o Ministério da Saúde do Haiti e da Organização Mundial de Saúde (OMS) foram já identificados 3.342 casos de cólera e 259 mortes.


“No Departamento Sudeste, onde a Oikos desenvolve um projecto de melhoria das condições de vida da população afectada pelo sismo que devastou este país, ainda não foram relatados casos de cólera. No entanto, estão a ser desenvolvidas campanhas de informação e prevenção para a população local. Técnicos de água e saneamento da Oikos e da Crose, ONG parceira local, estão a reforçar acções de sensibilização junto das famílias beneficiárias do nosso projecto.”

Pedro M. Zuccarini – Representante da Oikos para o Haiti e para a República Dominicana

 

A Defesa Civil Dominicana e a Protecção Civil Haitiana criaram uma equipa de trabalho para desenvolver estratégias de prevenção contra a cólera. A Oikos pertence a este grupo, do qual também fazem parte, entre outros, a Cruz Vermelha Dominicana, a OXFAM, as Forças Armadas e o Ministério da Saúde do Haiti.

 

Numa primeira fase, será executada uma campanha de sensibilização que inclui a distribuição de folhetos em crioulo e espanhol para a população das zonas fronteiriças com a República Dominicana. Os folhetos, como instrumento das acções de Promoção de Higiene e Saúde Pública que a Oikos desenvolve, pretendem informar e educar a população para as medidas preventivas sobre a Cólera, que está associada às péssimas condições de água e saneamento com que os Haitianos ainda se continuam a confrontar.

 

Sobre a Oikos
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.

 

Contacto para mais informações
Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação


comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37

Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas,

Oeiras – Portugal

Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635

www.oikos.pt
Siga-nos no Facebook

Subscreva a Newsletter da Oikos


Artigos Relacionados