Muitos jovens das comunidades Buesaco, San Lorenzo, Taminango e Tumaco não têm recursos financeiros para frequentar cursos técnicos, tecnológicos ou universitários, visto que muitos destes serviços se encontram nas cidades maiores, e essa deslocação implica custos que são incapazes de suportar.
A Oikos começou a implementar programas técnicos nas áreas mais rurais dos municípios, para que ninguém esteja impedido de aprofundar os seus conhecimentos! O objetivo é reduzir as lacunas no acesso ao ensino técnico, permitindo aos participantes que adquiram habilidades de gestão e para que fortaleçam os seus negócios, gerando empregos sem sair do campo.
“Esta capacitação é muito importante para nós porque muitas vezes não temos recursos para viajar até a sede municipal ou até a cidade”, diz Claudia Arteaga
Alguns temas abordados passam pelo fortalecimento organizacional, por elaborar um plano de negócios e planear investimentos, e por implementar o design e estratégia da marca.
“Não tive oportunidade de estudar após o secundário. Parece-me algo muito bom para quem não tem recursos”, afirma Maryuri
Segundo César Mora Castillo, coordenador do projeto da Oikos, “É um orgulho e uma alegria começar esta formação técnica. É algo que os jovens esperam e precisam”.
Ir ao encontro destes jovens e ouvir as suas necessidades e vontades, está no centro das nossas preocupações e intervenção!
Um projeto financiado pela Comissão Europeia e Instituto Camões.