Moçambique

2 anos após IDAI, o trabalho da Oikos no terreno

MGM0056

A Oikos apoiou 243.995 pessoas na emergência pós-Idai, com entrega de alimentos e bens de primeira necessidade.

Mas normalmente, nunca ficamos pela emergência. FICAMOS.

Esta é uma das verdades em todos os projetos da Oikos: fazemos de tudo para que o trabalho de emergência possa evoluir para projetos a longo prazo que garantam uma vida digna e sustentável das comunidades locais.

 

Num aniversário que pouco tem para comemorar, com Moçambique a ultrapassar uma das piores épocas ciclónicas, pobreza extrema, crise humanitária em Cabo Delgado e COVID19, hoje queremos ser portadores de boas notícias.

 

O trabalho da Oikos em Moçambique para apoiar as vítimas do ciclone Idai e Kenneth continua: para garantir a segurança alimentar, para que as crianças possam ter uma escola segura e ainda para que as comunidades estejam melhor preparadas para enfrentar impactos de desastres naturais futuros.

 

Após a fase inicial de emergência, a Oikos coordena um dos 5 projetos para os quais o Governo Português dirigiu fundos para a reconstrução de Moçambique. Trabalhamos para apoiar mais de 22.500 pessoas em parceria com Cáritas Portuguesa, Caritas Moçambicana, ADPM e Luarte (ONG Moçambicana) para que as pessoas consigam produzir e garantir os seus alimentos; melhorar a sua capacidade de armazenamento de cultivos; criar novas fontes de rendimento e sensibilizar as comunidades para a prevenção e preparação de catástrofes.

 

A Oikos está também a construir novas salas de aula seguras para mais de 9000 alunos. Estas salas e infraestruturas de saneamento estão a ser construídas com técnicas de construção melhoradas, resilientes e material misto (material local e convencional). Pretende-se melhorar a capacidade de resposta das estruturas aos impactos de ventos e chuvas fortes, assim como reduzir a manutenção rotineira e reconstrução recorrente das infraestruturas em cada época chuvosa e ciclónica. O trabalho inclui a formação de artesãos locais e outros membros da comunidade em técnicas de construção resilientes e o seu envolvimento no processo de construção e manutenção das insfraestruturas, contribuindo também para o fortalecimento das capacidades locais. Para além das atividades de construção, o projeto fará ainda a distribuição de kits de material escolar para estudantes e professores e a mobilização e sensibilização das comunidades sobre género, violência contra as crianças e adaptação as alterações climáticas. Trabalhamos com assistência técnica da UN-Habitat e apoio financeiro da UNICEF e do Banco Mundial, através do Governo de Moçambique – Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

 

Obrigado a todas as pessoas, entidades, parceiros e financiadores que confiam na Oikos para continuarmos este enorme trabalho de apoio a Moçambique.

Se quiser reforçar o seu apoio a esta causa pode fazê-lo aqui:

 

Apoiar

 

 MGM0056

 

 MGM0092  MGM0086

 

 

 

 

Related Posts