Moçambique

As sementes deram frutos! Famílias afetadas pelo Idai iniciaram as suas colheitas

colheitasmz9

Tiveram início as primeiras colheitas de produtos hortícolas produzidos pelas famílias afetadas pelo ciclone Idai na província de Sofala. 

Após perderem todos os seus cultivos, reservas de alimentos e formas de armazenamento, milhares de pessoas dos distritos de Dondo e Nhamatanda receberam recursos para recomeçar novamente a produção agrícola: sementes variadas de hortícolas, sistemas de irrigação para os seus campos e formações e assistência técnica permanente.

 

Agora, um total de 1200 famílias iniciaram as suas colheitas de couve e alface, mas os campos estão igualmente repletos de tomate, pepino, cenoura e cebola.


Uma parte considerável destas comunidades não tinham a cultura de plantio de hortícolas, sendo esta a sua primeira experiência e que está a ser recebida com bastante entusiasmo.

 

Estes alimentos vão melhorar de forma substancial a dieta das famílias, principalmente das crianças e ainda garantir uma fonte de rendimentos através da sua comercialização.

 

Este é um trabalho executado pela Oikos em parceria com Caritas Portuguesa, ADPM Mértola, Caritas Moçambicana e Associação Luarte, através do “Mecanismo de Financiamento para Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique” criado pelo Governo Português através do Camões, I.P.

  

Recordamos que a Oikos, com apoio de diferentes financiadores e parceiros, auxiliou mais de 240 mil pessoas na emergência pós-Idai e Kenneth distribuindo alimentos e bens de primeira necessidade. 

Tudo isto foi possível com a sua ajuda e contribuição. MUITO OBRIGADO!

 

#semearmoçambique

Depois da tempestade, a esperança. 

 

Recorde o vídeo da entrega de sementes e a explicação deste projeto de recuperação agrícola.

 

colheitasmz9

 

colheitas mz-6_copy

 

colheitas mz-8

Artigos Relacionados