Mobilizar-se
Todos nós temos um papel preponderante quando se trata de combater as desigualdades sociais. Está ao alcance de todos envolvermo-nos e mobilizarmos as nossas comunidades para que existam mudanças significativas na nossa sociedade.
Está pronto para agir? Vamos transformar as nossas vontades em ações.
Oikos junta-se ao apelo: cancelamento da dívida dos países mais pobres
22 organizações portuguesas enviaram hoje à Comissão Europeia uma carta onde denunciam o incumprimento do Regulamento relativo ao Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) e das Recomendações da Comissão Europeia para a elaboração deste Plano Estratégico em Portugal.
Manifesto por uma Economia Europeia Verde, Justa e Democrática
A Oikos está entre 154 organizações europeias que assinaram o Manifesto por uma Economia Europeia Verde, Justa e Democrática, apelando para uma reforma fundamental das regras orçamentais da União Europeia.
Ação global para a eliminação das sobretaxas cobradas pelo FMI a países em dificuldades.
A Oikos juntou-se a 160 organizações de 65 países para pedir o fim das sobretaxas cobradas pelo Fundo Monetário Internacional a países em dificuldades.
Pedido de suspensão imediata de utilização de culturas alimentares para produção de biocombustíveis
Se é verdade que os preços dos combustíveis estão muito elevados para a bolsa dos portugueses, não será menos verdade, a maioria dos portugueses não pretenderá prescindir do pão alentejano ou a broa de milho, por um litro de gasolina no depósito automóvel.
Mais de 20 organizações portuguesas denunciam incumprimentos do pepac de portugal à comissão europeia
22 organizações portuguesas enviaram hoje à Comissão Europeia uma carta onde denunciam o incumprimento do Regulamento relativo ao Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) e das Recomendações da Comissão Europeia para a elaboração deste Plano Estratégico em Portugal.
Contra TTIP e CETA
A UE e os Estados Unidos estão actualmente a negociar o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP sigla em inglês). O Acordo Económico e Comercial Global (CETA sigla em inglês), um acordo semelhante com o Canadá, está perto da aprovação. Estes acordos ameaçam derrubar a democracia, o Estado de direito, a protecção do ambiente e do consumidor em favor de interesses económicos. São principalmente as grandes empresas que irão beneficiar, em detrimento de todas as outras. Mas ainda podemos parar o TTIP e CETA. Precisamos urgentemente da sua ajuda para o conseguir: por favor participe nesta Iniciativa de Cidadãos Europeus!
Campanha Continuamos à Espera!
Continuamos à Espera é uma campanha de Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, centrada nas temáticas da Saúde Sexual e Reprodutiva, Justiça Social, Igualdade de Género e Oportunidades e baseada nos Direitos Humanos. Uma campanha sensibilização e acção que parte de uma chamada de atenção para as situações de profunda discriminação e desigualdade que continuam a existir em qualquer parte do mundo e face às quais não podemos ficar indiferentes nem a aguardar que os tempos e a mudança de mentalidade resolvam.
Campanha “Right to Water”: Água e saneamento são direitos humanos!
As Nações Unidas já reconheceram o direito universal à água e ao saneamento como fatores fundamentais para a concretização de todos os direitos humanos. Agora é a vez da União Europeia garantir esse direito a todos os seus cidadãos e promover esse direito fazer em outras partes do mundo. A campanha “Right to Water” será a primeira Iniciativa de Cidadãos Europeus (ICE) 1. A Oikos aderiu na primeira hora a esta iniciativa, pois medidas como estas garantem o desenvolvimento sustentável e o respeito pelos interesses e direitos das gerações futuras, como defendemos, por exemplo, na nossa campanha “Right to the Future”.
OUTRAS FORMAS DE DIVULGAR
Ajuda-nos a divulgar a missão da Oikos? Saiba como:
- Siga-nos, reaja, comente e partilhe o nosso conteúdo nas suas redes sociais;
- Dê a conhecer a missão da Oikos a amigos e familiares;
- Assine e divulgue uma petição da qual a Oikos é signatária;
- Partilhe as nossas campanhas.
Com a sua divulgação, ajuda-nos a chegar mais longe tornando-se um multiplicador do nosso trabalho! Mas para além destas, há muitas outras formas de agir. Conheça-as:
Se queres chegar depressa, vai sozinho. Se queres chegar longe, vai acompanhado.
PROVÉRBIO AFRICANO