No dia 15 de Setembro, o Projeto Integrar para Alimentar associa-se à Quercus, mais propriamente ao Projeto Supply Change, para promover o Workshop Projetos de Sustentabilidade Alimentar das ONG. Este evento decorrerá na sala de Formação IV do Instituto Português da Juventude, no Parque das Nações, às 14 horas.
O objetivo principal deste workshop é a apresentação de projetos em curso relacionados com a área da sustentabilidade alimentar (ex: comércio justo, sustentabilidade ambiental, cadeias de produção/distribuição alimentar, etc.) que estão a ser implementados por organizações da sociedade civil portuguesa (organizações não-governamentais de ambiente, desenvolvimento ou outras), tendo em vista o conhecimento mútuo, de forma a promover colaboração e sinergias que possam reforçar os objetivos desses projetos e respetivas atividades.
O Projeto Supply Change é uma campanha internacional financiada pela União Europeia, promovida por 28 parceiros e que visa pressionar os supermercados, os governos nacionais e a própria União Europeia para melhorar as condições de trabalho nos países do Sul e para reduzir os danos ambientais ao longo da cadeia de fornecimento.
O projeto Integrar para Alimentar é promovido por uma parceria que integra a Oikos, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e a Direção Geral de Saúde, sendo financiado através do Programa Cidadania Ativa, da Fundação Calouste Gulbenkian, com fundos do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).
O Programa Cidadania Ativa é um instrumento de apoio às Organizações Não Governamentais (ONG), em vigor entre 2013 e 2016, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (apoio da Noruega, Islândia e Liechtenstein).