Países

Portugal – “A União Europeia e a não discriminação”: a Comissão lança um concurso destinado a todos os jovens da UE

Comunicado de Imprensa Oikos
30/07/2011

 

“A União Europeia e a não discriminação” é o título de um concurso lançado hoje, 30 de Julho de 2007, em pleno “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos”, por Franco Frattini, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pela justiça, liberdade e segurança. Convidam-se as crianças e os adolescentes europeus, com idades entre 12 e 18 anos, a conceber um cartaz alusivo à não discriminação na UE. O concurso destina-se a sensibilizar estes jovens cidadãos europeus para as acções da UE neste domínio. A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento será responsável pela logística do concurso em Portugal.

 

“Suprimir as discriminações, assegurar uma igualdade de tratamento e oportunidades aos cidadãos e aos residentes na União Europeia – em especial aos mais jovens – constituem objectivos comuns da União e dos seus Estados-Membros. Dizer NÃO ÀS DISCRIMINAÇÕES é afirmar um valor fundamental da Europa, é um combate de todos os dias” declarou o VicePresidente Frattini, acrescentando “é por isso que, no âmbito deste concurso, e na altura em que a União Europeia vai festejar os seus 50 anos, proponho aos jovens que trabalhem em equipa sobre o tema da não discriminação, para que estejam bem preparados para defender e fazer valer este princípio.”


Os jovens que decidirem participar no concurso devem conceber um cartaz alusivo à ideia da não discriminação na União Europeia. Os participantes serão divididos em duas categorias segundo as suas idades (12-14 anos e 15-18 anos) e deverão constituir equipas de, pelo menos, quatro jovens.

 

A nível nacional, as obras serão objecto de uma primeira selecção e as três equipas premiadas de cada faixa etária serão convidadas a participar em 20 de Novembro, Dia Internacional dos Direitos da Criança, numa cerimónia de entrega de prémios organizada em cada país.

 

A nível europeu, as obras vencedoras dos primeiros prémios nacionais serão objecto de uma segunda selecção e as três equipas vencedoras de cada faixa etária serão convidadas para uma estadia em Bruxelas de 15 a 17 de Dezembro, em que terão a oportunidade de fazer uma visita de descoberta da cidade e das instituições europeias, e para participar numa cerimónia europeia de entrega dos prémios, que será presidida pelo Vice-Presidente Frattini.

 

Os melhores cartazes serão apresentados nos sítios web das representações da Comissão nos Estados-Membros e no servidor Europa e poderão ser igualmente utilizados em futuras campanhas europeias de luta contra as discriminações.

 

Esta iniciativa é de tal importância que, tal como já salientado, a Comissão Europeia decidiu que 2007 será o “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos”. Além disso, insere-se na política da Comissão de luta contra as discriminações e na sua vontade de integrar este princípio em todas as suas políticas internas e externas.

 

Em Portugal, toda a logística do concurso será assegurada pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, Organização Não Governamental de Desenvolvimento fundada em 1988, com sede em Lisboa (www.oikos.pt).

 

Para mais informações, consultar o sítio www.eurojovem.eu, que permite aceder ao sítio do concurso.

 

Este novo concurso dá continuidade a uma primeira edição que se realizou em 2006 sobre o tema dos direitos da criança. “Defendam os vossos direitos!” foi o conceito que incitou 2237 equipas de toda a UE a apresentar um cartaz sobre os direitos da criança. Os melhores trabalhos encontram-se disponíveis no seguinte sítio Internet: https://ec.europa.eu, e poderão ser utilizados em futuras campanhas europeias.

Sobre a Oikos
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).

 

Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.

Contacto para mais informações

Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação

comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal


Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635
w

www.oikos.pt
Siga-nos no Facebook


Subscreva a Newsletter da Oikos