El Salvador

“Oficina Municipal de Informação em Saúde Sexual e Reprodutiva” é inaugurada em El Salvador

O município de La Unión, em El Salvador, já conta com a “Oficina Municipal de Informação em Saúde Sexual e Reprodutiva (OMIS)”, uma das principais iniciativas previstas no âmbito de um projecto desenvolvido nesta zona, em que a Oikos é parceira da ONG salvadorenha Funsalprodese.

 

A OMIS pretende ser um espaço aberto em que se realizam actividades diversas voltadas para o desenvolvimento da população jovem local. São exemplos as oficinas de capacitação em temáticas como Género e Masculinidade; Comunicação e Saúde Sexual e Reprodutiva. Além disso, desenvolvem-se também workshops artísticos como teatro e música; actividades desportivas; entre outras.

 

Neste sentido, o objectivo principal deste espaço é criar um ambiente aberto, saudável e descontraído, em que os jovens se identifiquem e também desenvolvam outras capacidades.

 

Também como fruto deste processo, @s jovens organizaram-se e fundaram a Rede Juvenil Golfo de Fonseca, em que participam adolescentes e jovens dos municípios de La Unión, Conchagua e San Alejo.

 

Na inauguração estiveram presentes jovens de diferentes escolas e representantes de algumas instituições. O acto oficial teve como mestres de cerimónia um casal de jovens beneficiários do projecto, e a mesa de honra foi presidida por Osmar Ovidio Cruz, presidente da Câmara Municipal de La Unión. Na cerimónia, foi destacada a importância de espaços como este para o crescimento e desenvolvimento das capacidades e habilidades d@s jovens.

 

Participaram ainda na festa cerca de 50 jovens de 7 municípios de El Salvador que vieram, em sua maioria, dos Centros Rota Jovem , espaços que têm um propósito similar à OMIS, existentes em outras localidades do país.

 

Desta forma, acabou por realizar-se um intercâmbio de experiência entre os participantes, que destacaram o bem-estar que sentem quando estão nos centros, para além de desenvolverem e descobrirem habilidades que possuem. Além disso, foi referido o facto de acabarem por criar novos amigos com quem se identificam e compartilham uma realidade comum.

 

A OMIS está portanto, desde 25 de Maio de 2011, inteiramente à disposição d@s jovens do município de La Unión, e conta com um centro de informática, uma biblioteca, orientação psicológica, orientação em Saúde Sexual e Reprodutiva, entre outras actividades.

 

A importância deste espaço reside também em ser um local em que os/as jovens podem desprender o seu tempo livre de forma mais produtiva e benéfica para a sua formação.

 

Em curso desde de Maio de 2010, o projecto “Criação de Espaços Municipais de Prevenção em Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens no Município de La Unión” tem co-financiamento da União Europeia e, desenvolvido em parceria com a organização local FUNSALPRODESE, visa fomentar a Saúde Sexual e Reprodutiva de adolescentes e jovens em risco na zona de Porto de Cutuco, La Unión.

 

A OMIS conta com um centro de informática, uma biblioteca, orientação psicológica, orientação em Saúde Sexual e Reprodutiva, entre outras actividades.

 

Galeria Fotográfica

 

Parceiros


» Fundación Salvadoreña para la Promoción Social y el Desarrollo Económico (Funsalprodese)

Artigos Relacionados