Face à pandemia mundial, a Oikos está a responder em diferentes frentes. Adaptámos as nossas atividades, direcionámos fundos para ações de resposta aos mais vulneráveis, implementámos soluções e novas parcerias.
Portugal: relançámos o negócio social da Oikos SmartFarmer respondendo aos desafios colocados pela pandemia aos setores da agricultura e da pequena transformação agroalimentar artesanal.
São Tomé e Príncipe: foi distribuída mais de 1 tonelada de peixe para famílias vulneráveis e entregues 2.450kl de sal ionizado a 170 vendedoras de peixe (palaiês) para reduzir os custos com transformação. Está também em curso uma campanha de sensibilização que inclui construção de torneiras nas comunidades para a qual foram realizadas diversas formações para promotores de sensibilização nas comunidades e distribuídas mais de 3000 máscaras de proteção em 35 comunidades.
América Central: distribuímos alimentos e kits de higiene a 3500 pessoas carenciadas e entregámos cartões pré-pagos para famílias mais vulneráveis em El Salvador: aqui está um resumo do trabalho em El Salvador. Nas Honduras, reforçámos a promoção de oportunidades de emprego e rendimento através de plataformas virtuais.
Moçambique: a preparação dos campos agrícolas nesta altura em Moçambique não podia parar e por isso foram reforçadas medidas de segurança. Foi ainda entregue material de proteção nas comunidades onde a Oikos trabalha para garantir lares mais seguros.
Vamos iniciar um projeto de um ano em conjunto com a ADPM por forma a aumentar a capacidade de adaptação e resposta à crise COVID-19 em Nampula.
Peru: estamos a apoiar portugueses em risco social, particularmente reclusos, ex-reclusos e famílias carenciadas portuguesas a no país.
Acompanhe a nossa atividade e, se puder, dê o seu contributo!
Notícia em atualização.