O projecto “Inclusão económica e social da população indígena Tolupan no Departamento de Yoro” impulsiona, através da Associação de Produtores Indígenas do município de Yoro (APROINY), diversas acções para o desenvolvimento económico e social da população indígena Tolupán.
Uma das actividades principais do projecto tem como objectivo melhorar as práticas agrícolas dos produtores indígenas. Num primeiro momento, procura-se garantir a produção para auto-consumo, para depois tornar-se numa alternativa para o aumento dos rendimentos, até obter excedentes produtivos suficientes para serem vendidos no mercado local.
Procura-se incentivar os produtores a diversificarem as culturas, de modo a ampliar a variedade de produtos na dieta familiar e para a venda, não estando dependentes exclusivamente de um alimento. Desta forma, os produtores estão menos vulneráveis em relação a imprevistos agrícolas que podem surgir, como danos de produção causados por pragas, ou a queda dos preços de alguns produtos no mercado.
Catorze sócios da APROINY já instalaram uma estrutura de teste de novos produtos, com a ajuda de uma equipa técnica, em que foram plantados cultivos como limão, abacaxi, mandioca, laranja, manga e abacate, para o consumo diário. Os produtores receberam capacitações nas quais aprenderam tecnologias alternativas de agricultura, e tem procurado desde então trabalhar com cultivos que beneficiem o ecosistema, através da diversificação, reduzindo a erosão do solo, protegendo-o e aumentando a humidade e fertilidade.
A ideia é que cada um destes produtores que estão a fazer novos testes possam divulgar os conhecimentos adquiridos através das actividades desenvolvidas neste projecto e, desta forma, motivar outros agricultores a aplicarem as tecnologias alternativas de cultivo nas suas plantações.
Para estimular este efeito multiplicador, criou-se uma iniciativa chamada “Dias de Campo”, durante a qual os produtores de outras comunidades visitam as plantações dos sócios da APROINY que já implementaram esta forma de trabalho. Assim, podem conhecer de uma forma directa as metodologias de agricultura sustentável adoptadas e trocar experiências apreendidas. Os agricultores da APROINY fazem ainda donativos de algumas sementes e plantas da sua horta aos visitantes, ajudando-os a dar o primeiro passo para uma plantação mais diversificada e produtiva.
Realizado em parceria com a ONG hondurenha Instituto para la Cooperación y el Autodesarrollo (ICADE), este projecto está em curso até 2013 e pretende beneficiar 1.290 produtores indígenas do município de Yoro.