Na continuidade do trabalho de apoio das comunidades piscatórias de São Tomé e Príncipe, acabámos de entregar e inaugurar três espaços que servem de loja e sede para Associações de pescadores.
Para impulsionar o início da atividade destes novos espaços, distribuímos ainda nas comunidades materiais de pesca e de processamento de pescado para serem vendidos nas lojas. Todo o dinheiro da venda reverte para as Associações, gerando rendimento para as famílias que vivem da pesca como fonte de sustento.
Os espaços estão totalmente equipados para dar todo o apoio a pescadores e palaiês (vendedoras de peixe) que podem agora, num local adequado, preparar o seu peixe para venda desde a amanha, salga, embalagem e armazenamento. Em tempos de pandemia COVID-19, estas condições acrescidas vêm conferir grandes melhorias a nível de higiene e segurança.
Situados em Iô Grande, numa estrutura construída de raiz, e em Ribeira Peixe e Praia Pesqueira com estruturas reabilitadas, vão servir e apoiar nove comunidades!
O nosso trabalho continua: a Oikos vai fazer o acompanhamento de toda a gestão inicial do negócio, desde a gestão de stocks e recursos ao funcionamento sede.
Esta ação decorre do trabalho continuado da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento para a sustentabilidade das pescas e segurança alimentar da população com o parceiro local Marapa e financiamento da European Commission e Camões, I.P.