O Complexo Educativo Refugio Sifontes em Ciudad Delgado, El Salvador, teve um recreio diferente no passado 23 dia Fevereiro. Neste dia foram inaugurados os “Recreios Dirigidos”, cujo objectivo é envolver os jovens estudantes desta escola em actividades lúdicas e educativas diversas.
Pretende-se que estes recreios possam ser aproveitados de forma constructiva pelos jovens, que têm aqui uma oportunidade de aprender “a brincar”.
Pretende-se também melhorar os hábitos de convivencia num municipio especialmente conflictuoso da área metropolitana de San Salvador, assim como resgatar alguns jogos e tradições salvadorenhas.
Apresentações artísticas realizadas por representantes do Centro “Rota Jovem”, centro que colabora activamente nesta iniciativa, abriram a cerimónia de inauguração.
Depois, os participantes puderam participar em actividades que contribuem para melhorar as suas capacidades ao nível do trabalho em equipa e integração social de forma construtiva, como também aprimorarem ou iniciarem alguma actividade artística ou desportiva com a qual se identificam: dança contemporânea, break dance, hip hop, aulas de viola, futebol, entre outros.
No final, realizou-se uma Tertúlia de intercambio de ideias e preocupações entre um grupo de jovens do Complexo Educativo e do Centro “Rota Jovem” e os representantes das diversas entidades presentes no local:
Reinhard Junghanns – Chefe de Cooperação da Delegaçao da Uniao Europeia em El Salvador;
Ana Pumares e Eleonora Martinello da Comissao Europeia em Bruxelas, e nesta oportunidade, de visita ao país;
Tomás Minero – Presidente da Câmara de Ciudad Delgado;
Alba Azucena Lopez – representante do Ministério da Educação;
André Saramago – representante da Oikos e Amanda Andino, representante da Fundação Salvadorenha para a Promoção Social e Desenvolvimento Económico (Funsalprodese).
Os “recreios dirigidos” são uma iniciativa promovida pelo Ministério de Educação do Governo de El Salvador, coordenada com diferentes instituições que trabalham na área de educação e de juventude.
A Oikos e Funsalprodese, através dos Centros de Inserção Sociolaboral “Rota Jovem” participam e apoiam este esforço.
Estes Centros são parte do projecto “Integração social e laboral de jovens em risco em San Salvador”, que procura melhorar o acesso dos jovens a serviços sociais e consecuentemente ajudá-los a melhorar os seus níveis de empregabilidade através de formação em diversas áreas. Os centros “Rota Jovem” funcionam diariamente em três municípios da área metropolitana de San Salvador.
Este projecto é realizado através de uma parceria entre a Oikos, Funsalprodese e Fundação Diagrama – Intervenção Psico-social, e co-financiado pela União Europeia e Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).
Parceiros
» FUNSALPRODESE – Fundación Salvadoreña para la Promoción Social y el Desarrollo Económico