Portugal

Humaniz(Arte) faz falta. Novo projeto de cidadania global sobre Direitos Humanos

Intervir ao nível da defesa e apoio aos Direitos Humanos, nomeadamente na parte de sensibilização e influência pública, é uma atividade que faz parte do domínio de atuação e histórico de intervenção da Oikos.

Através do projeto Humaniz(Arte), implementado pela delegação Norte da Oikos, em Braga, queremos dar continuidade ao trabalho de informação e sensibilização da comunidade educativa e dos jovens pertencentes a Organizações da Sociedade Civil e sobretudo mobilizá-los numa atitude proativa e verdadeiramente comprometedora com os Direitos Humanos.

Em simultâneo, e de forma a garantir um efeito multiplicador, é nosso objetivo capacitar docentes e outros profissionais que trabalham com jovens. Só assim o conhecimento e o papel ativo da sociedade civil em prol dos Direitos Humanos será efetivamente reforçado.

 

As atividades deste novo projeto serão dirigidas a jovens (em contexto escolar e em contexto associativo), a profissionais que trabalham com jovens no sentido da promoção dos Direitos Humanos (professores, Técnicos pertencentes a Organizações da Sociedade civil, Técnicos Municipais, Dirigentes associativos) e à sociedade civil bracarense/população geral. 

 

O projeto permitirá trabalhar uma série de temáticas no âmbito dos Direitos Humanos, nomeadamente a Consciência cívica e democrática, Liberdade de pensamento e expressão, Bullying, Violência no namoro, Igualdade de género, Tráfico de Seres Humanos, Integração de imigrantes, Educação inclusiva.

 

Em breve divulgaremos mais informações e formas de participação.

 

Até lá, poderá contactar a equipa da delegação Norte da Oikos através dos emails: marcia.enes@oikos.pt; daniela.pereira@oikos.pt

 

Este é um projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s – Active Citizens Fund/EEA Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e gerido pelo Consórcio Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto. Será desenvolvido em parceria com: Câmara Municipal de Braga, Centro de Formação Sá de Miranda, e InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica de Braga, EM /Centro de Juventude de Braga.