A Oikos, a título do encerramento do projeto “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos (TSH)”, realizou no dia 23 de Março, um Seminário dedicado ao tema “Práticas e Metodologias de Prevenção do Tráfico de Seres Humanos”.
O evento, que decorreu nas instalações da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, contou com a participação de mais de uma centena de pessoas, entre docentes, alunos e representantes de Organizações da Sociedade Civil.
No contexto deste seminário, a equipa da Delegação Norte da Oikos apresentou o trabalho que tem desenvolvido na área da Prevenção do Tráfico de Pessoas, nomeadamente as atividades e resultados do projeto “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos”.
Uma vez que este foi um projeto com foco muito específico no contexto escolar, o Seminário contemplou a intervenção de várias professoras e alunos, representantes de diversas escolas do distrito de Braga, que partilharam com o público presente iniciativas implementadas em contexto escolar, no âmbito do projeto. Tendo sido mobilizados pela Oikos para agir em prol da prevenção do Tráfico de Seres Humanos (TSH), estes alunos(as) e professores(as) criaram uma série de produtos que utilizaram em Campanhas de Sensibilização escolares para alertar a comunidade educativa e a sociedade civil para o problema do TSH.
O Seminário permitiu dar a conhecer a grande variedade de produtos criados e utilizados pelos alunos(as) nas suas escolas: vídeos e filmes sobre Tráfico de Seres Humanos que divulgaram na internet; cartazes e lona de grande dimensão afixados na escola; diferentes folhetos distribuídos pela comunidade educativa; pintura de murais com mensagens de prevenção nas paredes das Escolas; distribuição de crachás, réguas e bolsas com conteúdos alusivos ao TSH; realização de dramatizações e sessões de esclarecimento; publicação de notícias; produção de T-shirts com mensagens alusivas ao TSH usadas pelos alunos nos dias de Campanha; realização de uma Exposição Fotográfica – estes são alguns exemplos de criações pensadas e produzidas pelos alunos (com apoio dos/as professores/as e em articulação com a Oikos) utilizadas para dar visibilidade ao tema do Tráfico Humano e comunicar mensagens de alerta e prevenção.
Durante o Seminário foi visível o impacto que a participação no projeto teve ao nível da consciencialização dos mais jovens para o crime de TSH, assim como a admiração do público perante a quantidade e originalidade das iniciativas apresentadas.
Foi uma tarde de muita partilha de informação e divulgação de Boas Práticas, com o propósito de que possam ser replicadas por outras instituições/profissionais/jovens e/ou inspirar novas intervenções no âmbito da prevenção do TSH.
Agradecemos a todos os envolvidos pela participação no projeto e damos os parabéns pelos incríveis resultados! Deixamos um agradecimento especial aos representantes (professoras e alunos/as) do Agrupamento de Escolas Dona Maria II, Escola Profissional de Braga, A.E. Padre Benjamim Salgado, A.E. Francisco de Holanda, A.E. Arqueólogo Mário Cardoso e A.E. de Fragoso, pelas suas fantásticas apresentações e partilha realizada.
O projeto “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos” foi co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão e Emprego, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu da União Europeia, sob Gestão da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.