A Oikos irá promover um debate sobre “O papel das energias renováveis no Desenvolvimento dos Países do Sul”, dia 6 de Maio, no âmbito da 4ª edição dos “Dias do Desenvolvimento”.
Quando? Dia 6 de Maio, das 10h00 às 11h00
Onde? Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), no Alto da Ajuda, Anfiteatro A1.06
Oradores:
João José Fernandes, Director Executivo da Oikos
Diogo Capelo – SiW – Scientists in the World
Representante da APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais*
*A confirmar
Sinopse da Conferência
A procura global de energia está aumentar cerca de 1.6% anualmente e existe uma forte interdependência entre a Europa e os países em desenvolvimento (PD) nas questões de energia, partindo do pressuposto que o comportamento dos países influencia quer os custos económicos da energia (que aumentam com o acréscimo de procura, que se estima superior a 60% em 2030), quer os custos ambientais relativos ao consumo de energias não renováveis.
A energia é um recurso necessário para que os países desenvolvam e aumentem o nível de vida das suas populações. Enquanto o crescimento dos países europeus teve por base a utilização de combustíveis fósseis, indicados como os responsáveis pelo aquecimento global, os PD têm agora que enfrentar um desafio ambiental: reduzir a pobreza sem poluir mais ainda o planeta. Esta dura tarefa deve passar pelo uso de fontes de energia alternativa como forma de alcançar o seu desenvolvimento, tal como foi defendido pela comunidade internacional (Cimeira de Terra – Agenda 21.1992 e Protocolo Kyoto, 1997). Esta atenção dada às questões ambientais reforça a relação directa que existe entre a energia e o desenvolvimento.
Portugal tem apostado muito no aumento da produção de energia através de fontes renováveis, assumindo mesmo um papel de liderança global em algumas áreas. Interessa pois aproveitar este conhecimento e saber-fazer adquirido pelas instituições nacionais e aplicá-la à luta contra a pobreza e ao desenvolvimento sustentável dos países do Sul.
Tendo em conta a importância da partilha de experiências e do trabalho conjunto para alcançar objectivos comuns, a Oikos, em conjunto com parceiros italianos, alemães e espanhóis e com o apoio do IPAD e da União Europeia, tem vindo a desenvolver o projecto Energy for Life.
Este debate constituirá uma oportunidade de conhecer as visões e questionar três instituições com experiência de aplicação de energias renováveis a projecto de desenvolvimento em países do Sul.
ENTRADA LIVRE
Consulte o site oficial para mais informações: www.diasdodesenvolvimento.org
Aguardamos a sua visita.