Países

El Salvador – Depois da tempestade… vem a bonança?

Comunicado de Imprensa Oikos
28/07/2011

Oikos apoia famílias afectadas pela Tempestade Tropical Agatha em El Salvador

 

Mais de 1.000 famílias, cerca de 5.500 pessoas, já receberam kits com bens essenciais e estão a ser distribuídos instrumentos e matérias-primas para apoiar a reactivação de actividades económicas e recuperação de fontes de rendimento.

A forte tempestade que percorreu a América Central durante o mês de Maio causou cheias severas particularmente nas zonas costeiras, devastando as já rudimentares infra-estruturas existentes e deixando as famílias sem a maioria dos seus bens pessoais e meios de vida.

As comunidades mais afectadas dependem sobretudo da pesca e agricultura de subsistência. Grande parte destes pequenos agricultores perderam as suas colheitas, as suas reservas de sementes foram destruídas pelas águas e muitos pescadores perderam as suas redes e instrumentos de trabalho.
Porquê a necessidade de intervenção em Acção Humanitária?
Cerca de 75% da população das comunidades inundadas perdeu as suas reservas alimentares bem como os meios de subsistência e não tem capacidade financeira para voltar a adquirir material de pesca e agricultura. Muitas famílias ficaram expostas a problemas de saúde pois como consequência da tempestade os poços ficaram inundados e contaminados, o que dificulta o acesso a água segura para consumo e uso doméstico. 


 

Eficiência na resposta, consistência na actuação
Estão a ser feitos todos os esforços para uma rápida recuperação dos meios de vida nas comunidades das margens do Rio Paz, na fronteira entre a Guatemala e El Salvador.
A segurança alimentar, o acesso a água e a restituição dos meios de vida são prioridades nos projectos de emergência da Oikos. Assim, entre as principais actividades desta intervenção, destacam-se: a distribuição de bens alimentares, materiais de cozinha, produtos de higiene pessoal e limpeza; a entrega de sementes e fertilizantes a pequenos agricultores e de utensílios de pesca a pescadores artesanais.
Foram também instalados tanques para abastecimento temporário de água potável nas comunidades beneficiárias e está previsto o apoio na reabilitação, limpeza e desinfecção de poços de água para uso comunitário.

Este projecto, a decorrer entre Junho e Agosto de 2010, é financiado pela DG ECHO – Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia – e executado em parceria com a organização salvadorenha Funsalprodese.

 

Sobre a Oikos
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.

Contacto para mais informações
Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação


comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal

Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635

www.oikos.pt
Siga-nos no Facebook


Subscreva a Newsletter da Oikos