A OIKOS integra o projeto MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios Rurais como Entidade Parceira do projeto, sendo este promovido pelo Instituto Politécnico de Viseu. Este projeto é implementado em São Pedro do Sul e Sabugal e conta com uma equipa multidisciplinar.
Este projeto tem por foco o estímulo da cidadania ativa e da visibilidade e participação social das mulheres agricultoras na esfera pública e no desenvolvimento local, conforme o objetivo da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação e do Programa de Conciliação e Igualdade de Género das EEagrants.
De modo a atingir a transformação pretendida pelo projeto – empoderamento das mulheres agricultoras em territórios rurais e aumento da sua participação associativa -, as beneficiárias serão divididas em grupos de pequena ou média dimensão (contornando os constrangimentos geográficos e maximizando a atenção dada às necessidades de cada grupo) e serão capacitadas a dois níveis, técnico e habilidades pessoais. Ao nível técnico, no qual incidem estes termos, será executado através da formação (teórica e/ou prática, mais ou menos formal, de acordo com a realidade encontrada no terreno) nos domínios da produção agrícola sustentável, comercialização justa e organização coletiva.
O empoderamento que advirá desta capacitação mista deverá resultar, com o apoio da equipa técnica, na criação de coletivos agrícolas (associações ou cooperativas), no aumento da sustentabilidade socioeconómica das beneficiárias, promovendo con- sequentemente uma maior igualdade entre homens e mulheres.
Resumo do posto:
Acompanhamento técnico, criação de conteúdos e participação em ações de capacitação realizadas nos municípios parceiros: São Pedro do Sul e Sabugal, para mulheres agricultoras e rurais que atuem na produção agroalimentar e/ou artesanal.
Esta prestação de serviços tem início em março e decorre até ao término do projeto, incluindo fases para formulação de relatório e folheto informativo, que servem como outputs do projeto MAIs.
Consulte aqui os termos de referência para esta vaga.
Agradecemos antecipadamente o interesse em trabalhar na Oikos.
NOTA:
Por motivo de gestão de recursos, informamos antecipadamente que apenas serão contactados candidatos previamente seleccionados. Obrigado pela sua compreensão!
Agradecemos antecipadamente o interesse em trabalhar na Oikos.