A cada hora que passa aumenta o número de refugiados ucranianos que entram na vizinha Moldávia, o país mais pobre da Europa. Com uma população equivalente à da área metropolitana de Lisboa e com laços profundos com o povo ucraniano, é o país com maior número de refugiados per capita. Sem recursos, a Moldávia precisa na nossa ajuda para acolher os milhares de pessoas, principalmente mulheres, crianças e idosos, com dignidade.
A Oikos acolheu o pedido de ajuda que lhe foi feito pela Embaixada da Moldávia em Portugal e está a organizar uma ação de ajuda humanitária, com parceiros locais, nomeadamente a Cáritas Moldava, para o equipamento de centros de acolhimento temporário de refugiados. Ao ajudar a Oikos com o seu donativo, está a contribuir para abrigo, higiene, assistência médica e de primeiros socorros num contexto seguro e onde as famílias têm garantias de proteção.
A Oikos procederá à aquisição de equipamentos e bens essenciais, para centros de trânsito e/ou acolhimento temporário, de forma a assegurar um atendimento digno, de acordo com necessidades essenciais e no cumprimento de standards internacionais para resposta humanitária.
A aquisição será realizada de acordo com características e quantidades de acordo com standards e critérios internacionais através de humanitarian procurement centres internacionais, já contactados e com stocks disponíveis. Estas são entidades especializadas para fornecimento em contexto humanitário, certificadas pela Direção Geral de Ação Humanitária da União Europeia, e com experiência logística que permitirá o transporte dos equipamentos até aos locais a apoiar, ultrapassando eventuais desafios logísticos e entraves aduaneiros e burocráticos.
Precisamos urgentemente da sua contribuição para diminuir esta catástrofe humanitária. Faça o seu donativo:
IBAN PT50 0036 0265 9910 0013225 29
MB WAY 93 733 86 03
O nosso agradecimento à Agencia de comunicação WOP que desenhou a campanha probono; Luís Godinho, que nos cedeu a imagem; Agencia de Meios NovaExpressão que nos apoiará a estar nos meios de comunicação e Webstarter que desenvolveu o site de angariação de fundos.