Uma aliança que reúne mais de 120 organizações da Sociedade Civil de toda a Europa vai lançar, na próxima terça-feira, 15 de julho, uma Iniciativa de Cidadãos Europeus (ICE) para revogar o mandato da União Europeia sobre os acordos comerciais TTIP (sigla em inglês para o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento) e o CETA (sigla em inglês para o Acordo Económico e Comercial Global). Esta ICE vai servir para enviar uma mensagem de peso ao Presidente da Comissão recentemente nomeado, Jean-Claude Juncker, para que pare os dois acordos de comércio e investimento com os EUA e o Canadá.
A Iniciativa de Cidadãos Europeus (ICE) é uma das maiores inovações do Tratado de Lisboa no que diz respeito ao reforço da democracia participativa na UE. Uma ICE permite aos cidadãos europeus apelarem diretamente à Comissão Europeia para que tomem determinadas decisões no seu âmbito de competências. Para que uma ICE seja bem-sucedida têm que ser recolhidas um milhão de assinaturas.
Assim, todos os cidadãos europeus podem assistir à conferência de imprensa. Michael Efler, John Hilary e Susan George são alguns dos membros da Comissão de Cidadãos da ICE que vão apresentar a campanha e falar em nome da aliança.
A conferência será transmitida em direto. Haverá oportunidade de colocar questões através de live-chat. O painel de oradores responderá às dúvidas. Para saber clique aqui.