Portugal

Oikos sensibiliza técnicos para tráfico de seres humanos

DiarioMinho 08012013

No âmbito do Projecto “Mãos (re)Forçadas“, e com a preciosa parceria da Câmara Municipal de Braga e da Rede Social Concelhia, a Oikos dinamizou, no passado dia 10 de Janeiro, um workshop (in)formativo subordinado ao tema “Tráfico de Seres Humanos e Exploração Laboral: Sensibilização, Prevenção e Combate em Contexto de Ação e Intervenção Social Local”.

Especialmente dirigido a Autarcas, Dirigentes de Organizações da Sociedades Civil, Técnic@s Sociais e de Saúde e Técnic@s Administrativ@s direta ou indiretamente comprometidos com o atendimento à população, o encontro teve como propósito capacitar estes atores estratégicos para o reconhecimento, identificação, denúncia e encaminhamento de potenciais vítimas de tráfico.

 

Contou com a presença da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (Dr. Manuel Albano) e da Câmara Municipal de Braga (Dra. Palmira Maciel), e com uma comunicação muito enriquecedora do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (Dra. Sónia Diz), que partilhou com o auditório a sua experiência no contato com populações potencialmente vulneráveis ao fenómeno do Tráfico Humano.

 

A iniciativa mobilizou cerca de 50 participantes, afetos a entidades com um papel crucial no contexto social local, como a Cáritas Arquidiocesana de Braga, a Universidade do Minho ou as representações locais do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Autoridade para as Condições do Trabalho.

 

O encontro mereceu ainda grande atenção dos media locais, tendo sido anunciado em um artigo no Diário do Minho, e depois foi capa do jornal Correio do Minho.

 

DiarioMinho 08012013     CorreioMinho Capa_11012013