A rede internacional de organizações não-governamentais, Social Watch – representada em Portugal pela Oikos – apresenta o seu Relatório Anual de 2005, no dia 14 de Setembro aos participantes na Cimeira das Nações Unidas “Milénio + 5”, em Nova Iorque. Sob o título “Gritos e Murmúrios. Género e Pobreza: Promessas Vs. Acção”, inclui dois novos Índices para medir o desenvolvimento social, e conclui que as metas estabelecidas para 2015 no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio não serão atingidas.
A Social Watch é uma rede internacional formada por mais de 400 organizações não governamentais – entre as quais a oikos em Portugal – orientadas para a monitorização do cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais em torno da erradicação da pobreza. O seu relatório anual é o estudo independente sobre desenvolvimento social mais reconhecido a nível mundial.
Além dos relatórios anuais relativos a mais de 50 países, entre os quais Portugal e Moçambique, o relatório de 2005 inclui dois novos Índices para medir o desenvolvimento social, o Índice das Capacidades Básicas e o Índice da Equidade de Género, que complementam os Índices de Desenvolvimento Humano mais usados.
O relatório inclui ainda um Mapa da Pobreza, com uma rápida representação gráfica do nível de capacidades básicas de cada país, bem como dados estatísticos acerca da evolução em várias dimensões do desenvolvimento social.
Do relatório faz também parte o documento “Controlo de Qualidade da Revisão nos Cinco Anos da Declaração do Milénio”, que faz um conjunto de 11 recomendações da sociedade civil aos líderes mundiais reunidos em Nova Iorque.
No site da Oikos estão disponíveis o relatório completo em Inglês e Espanhol (formato pdf) bem como os seguintes documentos em língua Portuguesa, que podem ser livremente utilizados pelos Jornalistas:
– NOTAS DE IMPRENSA
DADOS SOBRE PORTUGAL
- “Políticas Públicas Internas e Externas Pobres”
- “Equidade de Género: A Necessidade de Garantias Legais”
– DADOS REALIDADE INTERNACIONAL
- “Se os lideres não agirem já, o mundo não conseguirá atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”
- “Esta Globalização Não Beneficia os Pobres do Mundo”
- “Novos Índices para Medir o Desenvolvimento Social”
- “Em Nenhum País do Mundo As Mulheres Têm as Mesmas Oportunidades que os Homens”
– RECOMENDAÇÕES PARA A CIMEIRA DAS NAÇÕES UNIDAS EM NOVA IORQUE:
Este documento já foi subscrito por centenas de organizações e redes da sociedade civil em todo o mundo. A Oikos entregou este documento à Delegação Portuguesa que participará nas negociações de Nova Iorque entre os dias 14-16 de Setembro.
- MAPAS E GRÁFICOS: (Para uso livre pelos Jornalistas)
O uso desta publicação e dos mapas e gráficos é permitido desde que a fonte (Oikos/Social Watch) seja citada e e sejam utilizados na cobertura do lançamento do Relatório Anual Social Watch 2005.