Portugal

176 Vídeos em 48 horas. Votação em Curso!

Nos dois últimos dias do período de inscrições (27 e 28 de Fevereiro), o concurso Curtas de Cinema Documental Jovem recebeu 176 vídeos: 83 chegaram entre as 18 e as 24 horas do último dia 28 de Fevereiro, o prazo final para o Upload das curtas.

 

Após a recepção, cada vídeo tem que ser visualizado individualmente para determinar se está enquadrado no tema (ODM), se cumpre o regulamento (por exemplo quanto à duração e ao tamanho) e se não contém material ofensivo.

 

Votação em Curso – Como funciona?

 

Etapa 1 – Votação online

Até ao dia 7 de Março toda a gente pode votar nos seus vídeos favoritos através do site www.curtas.oikos.pt. Cada votante pode atribuir até 5 estrelas a cada um dos vídeos, cada estrela equivale a um ponto. À meia-noite do dia 7 de Março o sistema automaticamente deixará de aceitar mais votos e criará um relatório final que contabilizará todas as estrelas atribuídas a cada vídeo. Os 50 vídeos com mais estrelas passam à fase seguinte.

 

Etapa 2 – Júri interno

Os 50 vídeos mais votados serão visionados por um júri interno da OIKOS (formado por pessoas que não estão directamente envolvidas com o projecto Curtas de Cinema Documental Jovem), que seleccionará os 30 melhores para passar à fase seguinte.

 

Etapa 3 – Júri externo

Os 30 vídeos seleccionados serão vistos e analisados por um júri composto por um realizador, um professor, um comunicador/jornalista, um colaborador de uma organização não governamental e um jovem activo em movimentos associativos. O júri escolherá os vídeos vencedores tendo por base critérios de criatividade, pertinência da mensagem alusiva aos ODM, originalidade e qualidade artística.

 

Todas as informações sobre o Concurso em www.curtas.oikos.pt

 

O Projecto Cinema Documental ODM aborda o tema dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas de forma inovadora. O objectivo principal é promover a difusão dos ODM através da participação activa dos jovens como veículos de informação, divulgação e incidência.