Em resposta de emergência face à grave crise humanitária que se vive no Norte de Moçambique que gerou milhares de famílias deslocadas, a Oikos está a distribuir bens de primeira necessidade em centros de acolhimento temporário e famílias de acolhimento com apoio do Governo Português, através do Camões, I.P.
A prioridade são famílias vulneráveis chefiadas por mulheres, idosos, órfãos e crianças, assegurando a melhoria imediata das suas condições de sobrevivência ao nível da segurança alimentar, higiene, abrigo e proteção.
Os kits de emergência entregues são de acordo com as recomendações da coordenação da ajuda humanitária, garantindo que as pessoas recebem precisamente o que faz mais falta.
Contemplam bens como:
– HIGIENE: materiais higiene pessoal, incluindo o apoio a meninas e mulheres com a higiene íntima, sabão e sabonete, roupa interior, detergentes, absorventes higiénicos, baldes com tampa e torneira.
– ABRIGO: mantas, roupas básicas, capulanas, esteiras, baldes de armazenamento e bacias para reforço dos abrigos das famílias.
– ALIMENTOS: cabazes alimentares com bens essenciais como farinha, arroz, feijão, açúcar e óleo alimentar
– COZINHA: panelas, talheres, pratos, placas de aço inoxidável, embalagens e jarros para armazenamento de água potável. São bens que permitem que as pessoas possam cozinhar e ficar menos dependentes de ajuda.
Além da distribuição de bens são realizadas ações de informação em saúde e higiene e ainda de sensibilização sobre a proteção/abuso de crianças, nomeadamente o abuso baseado em género.
A acção humanitária da Oikos em Moçambique é complementada e reforçada com a solidariedade de pessoas particulares e diferentes entidades públicas e privadas.