No âmbito do projeto Solução participada para plásticos marítimos da UrbAfrica e parceiros (OIKOS, CMCIM, APETUR, UNILÚRIO e EDA), no dia 17 de Maio a Oikos realizou workshop sobre políticas de redução de plásticos de único uso.
O workshop teve lugar no salão nobre do CMCIM contou com 30 participantes incluindo representantes do governo GACIM, OSC, OBC (CDB’s), UniLúrio, Núcleo de estudantes, diretor do posto de turismo, vereador do meio ambiente, técnicos do CMCIM, diretor dos serviços urbanos.
O workshop teve como objetivo principal colher pontos de vistas/ideias sobre adoção de políticas de redução de plásticos de único uso e alternativas viáveis para a Ilha de Moçambique. O Workshop foi realizado em forma de debate aberto, promovendo uma chuva de ideias que possibilitasse o desenvolvimento de políticas proibitivas para os plásticos de único.
Todos os participantes foram convidados a realizar atividades em grupos que consistiam em identificar tipos de plásticos de único uso que podem ser reduzidos ou proibidos na ilha e as possíveis alternativas tendo em conta a aceitação da comunidade e qual seria o papel do CMCIM e da população perante a introdução destas novas políticas.
Segundo os participantes do workshop, após a integração desta políticas deve haver fiscalização próxima, tendo em conta que a mudança do comportamento de uma sociedade só pode ser feita gradualmente e que na contravenção das futuras medidas proibitivas para os plásticos de único uso por implementar devem-se aplicar penalizações.