A Oikos esteve nos mercados de Lumbo e Tocolo, no distrito da Ilha de Moçambique, a sensibilizar vendedores e compradores de peixe sobre a importância de práticas sustentáveis no seu comércio.
Depois de mobilizarmos os pescadores, dirigimo-nos aos mercados locais, onde a venda de espécies juvenis é uma realidade preocupante. Conversámos diretamente com comerciantes e clientes sobre:
- A importância dos recursos marinhos para a economia e a vida local;
- Boas práticas de conservação e manuseio do pescado;
- A urgência de rejeitar a compra e venda de peixe que ainda não atingiu a idade adulta.
Cada comprador e vendedor pode ser agente da mudança, ajudando a garantir que as próximas gerações possam continuar a depender do mar.
Esta atividade faz parte do projeto “Melhoria da resiliência das comunidades e dos ecossistemas marinhos na costa de Moçambique através de iniciativas locais de co-gestão lideradas pelas comunidades”, financiado pelo Camões, I.P. e implementado pela Oikos em parceria com a Luarte.
Juntos, zelamos pela sustentabilidade dos oceanos e pela resiliência das comunidades costeiras.