06/12/2007
PLATAFORMA – ACORDOS DE PARCERIA ECONÓMICA
Sexta-feira, dia 7 de Dezembro, no Centro Cultural de Moscavide às 10:30H realiza-se um “Tribunal de Opinião Pública” com a presença de Agricultores Portugueses e Africanos.
Esta é uma iniciativa autónoma com objectivos próprios que se considera “alternativa” à Cimeira Oficial União Europeia – África que decorre em Lisboa nos dias 8 e 9 de Dezembro. O nosso principal objectivo é contribuir para uma maior consciencialização pública em torno do problema da fome no mundo, nomeadamente em África, e demonstrar que são os pequenos agricultores os maiores afectados por este flagelo.
Neste sentido, iremos julgar em “Tribunal Público” o Comissário Europeu do Comércio, Peter Mandelson, por considerarmos que a política que tem vindo a ser seguida pela União Europeia, nomeadamente no âmbito dos Acordos de Parceria Económica (APE) com os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) contribuem para a degradação das condições de vida dos agricultores do Sul mas também da Europa e violam, de forma clara, o direito humano à alimentação. Depois do julgamento no Centro Cultural de Moscavide, todos os presentes serão convidados a fazer uma “arruada” até à Gare do Oriente onde se realizará uma concentração às 13:00H para distribuição de informação e contactos com a população.
Entre os organizadores desta iniciativa encontram-se:
João Vieira (AADL – Associação de Agricultores do Distrito de Lisboa); Manuel Ramos (ARP – Aliança para a Defesa do Mundo Rural Português); João Dinis (CNA – Confederação Nacional da Agricultura); Gualter Baptista (Plataforma Transgénicos Fora); Carlos Gomes (Mó de Vida – Cooperativa Comércio Justo); Ana Gonçalves (MARP – Associação de Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas); João José Fernandes (Oikos – Cooperação e Desenvolvimento); Ismail Ossemane (UNAC – União Nacional de Camponeses de Moçambique); Ndiogou Fall (ROPPA – Réseau des organisations paysannes et de producteurs de l’Afrique de l’Ouest)
Localização Centro Cultural de Moscavide: Rua Francisco Marques Beato, Nº 11, Moscavide.
Sobre a Oikos
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.
Contacto para mais informações
Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação
comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37
Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635