Portugal

Tráfico de Seres Humanos: estratégias de (In)Formação em Contexto Escolar

Workshops, sessões informativas e divulgação de material pedagógico sensibilizam sobre formas de prevenção e combate.

Anualmente, estima-se que mais de 2,4 milhões de pessoas sejam vítimas do tráfico de seres humanos. A Oikos não é alheia a este flagelo em Portugal tendo iniciado, já em 2004, o seu trabalho nesta área. Hoje em dia, a partir da sua delegação em Braga, desenvolve projetos com o objetivo de sensibilizar, (in)formar e mobilizar a população em torno dos fenómenos do tráfico de pessoas, da discriminação e da exploração laboral.

 

Dentre as principais iniciativas realizadas estão as ações desenvolvidas em contexto escolar, que contam com a utilização de um Kit Pedagógico: um conjunto de recursos e ferramentas concebidos para possibilitar a docentes, formadores e outros profissionais o desenvolvimento de processos [in]formativos, para o reconhecimento e denúncia de situações de Tráfico de Seres Humanos (TSH) e de exploração laboral.

 

Em 2011, com a preciosa colaboração da Associação Guias de Portugal, foram testados e melhorados os materiais pedagógicos que serviram de base aos workshops e as sessões de sensibilização.

 

Assim, no ano lectivo 2011/2012, 23 organizações de ensino, nos concelhos de Barcelos, Braga, Guimarães, VN Famalicão e Póvoa de Lanhoso, puderam ser beneficiadas. Ao longo deste ano letivo, realizaram-se 20 workshops com a presença de 351 professoras(es)/formadoras(es), e 43 sessões de sensibilização com 1.412 participantes (alunas(os)/formandas(os) do ensino secundário).

 

Envolveram-se, durante este período, nos Workshops e ações de sensibilização, as seguintes escolas:

 

» Concelho de Barcelos: Escola Básica e Secundária Vale do Tamel; Escola Básica e Secundária de Vila Cova; Escola Secundária Alcaides Faria; Escola Secundária Barcelos; Escola Profissional PROFITECLA.

» Concelho de Guimarães: Escola Secundária Caldas das Taipas; Escola Secundária Martins Sarmento; Escola Profissional CENATEX; Escola Profissional CISAVE; Escola Profissional PROFITECLA.

» Concelho Vila Nova de Famalicão: Escola Secundária D. Sancho I: Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.

 

Na Escola Secundária Caldas das Taipas, os alunos montaram ainda um vídeo, no âmbito das disciplinas de Filosofia e História, que conta um pouco a perspectiva histórica do trafico de pessoas (nomeadamente com exemplos de tráficos de escravos) e depois, com exemplos mais contemporâneos, alerta para a realidade existente da exploração laboral, sexual e do tráfico de órgãos.

 

Pode também encontrar mais informações sobre este projeto em www.oikos.pt/traficosereshumanos