Hoje assinala-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. E também hoje, 780 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza (menos de 1,9 dólares por dia), segundo dados da ONU. Temos, por isso, um grande desafio pela frente: erradicar a pobreza em todas as suas formas e lugares. Este, que é o primeiro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, é considerado um dos maiores desafios que o mundo enfrenta.
Em 2024, com o tema “Acabar com os maus-tratos sociais e institucionais. Atuar em conjunto para sociedades justas, pacíficas e inclusivas”, a ONU procura evidenciar uma das dimensões mais invisíveis e ocultas da pobreza – os maus-tratos sociais e institucionais para com pessoas que vivem em situações de grande vulnerabilidade. Estas são diariamente discriminadas, julgadas e desrespeitadas pela sua aparência, etnia, fé, orientação sexual, forma de estar e de viver. Estes estigmas tornam-se sistémicos a partir do momento que as políticas e práticas dos governos são também elas discriminatórias, negando às pessoas os seus direitos humanos fundamentais, e a injustiça é aprofundada cada vez que estes maus-tratos se amplificam uns aos outros, alimentando um ambiente de violência e desumanização que nega às pessoas a possibilidade de saírem deste ciclo de pobreza.
A solução? Cada governo, organização, empresa e indivíduo comprometer-se a construir e promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas, tal como dita o ODS 16.
Para tal, propomos que este dia seja assinalado com alguma ação no seu trabalho, em casa, entre família, colegas ou amigos, para que todos percebam a necessidade urgente de lutar pela redução da pobreza. Todos, sem excepção, têm o direito a condições de trabalho dignas, acesso a habitação, alimentação, educação, e o direito à identidade e liberdade.
Se pretender ajudar-nos no nosso trabalho que tem por missão erradicar a pobreza independentemente da geografia, dê a conhecer a Oikos aos seus familiares e amigos, ou faça um donativo para os nossos projetos a decorrer pelo mundo. Damos-lhe também 17 dicas que pode por em prática.
Reduzir a pobreza está ao seu alcance! Contamos consigo?