Portugal

Projeto MediArte leva Curtas do concurso “Muda o Filme” às escolas

Depois da apresentação pública, na Festa das Curtas, dos diversos microfilmes produzidos por jovens estudantes da região Norte sobre temáticas associadas às questões de género, a OIKOS e o Projeto MediArte levam agora estas curtas-metragens às escolas.

Os vídeos, da autoria de alunas e alunos do ensino secundário, servem de mote para o debate que se cria nas sessões de sensibilização dinamizadas pela equipa, e que se destinam a trabalhar alguns dos temas que despertaram o interesse dos/das concorrentes ao “Muda o Filme”: Violência no Namoro; Bulliyng Homofóbico; Desigualdade na Partilha das Tarefas Domésticas e Desigualdade de Género no Trabalho.

 

Esta segunda fase de sessões de sensibilização MediArte, que teve início no início de Novembro, na Escola Secundária de Caldas das Taipas, no concelho de Guimarães, contempla também um momento de trabalho com os/as estudantes, no sentido da co-construção de uma campanha de cartazes de sensibilização escolar, que será promovida pelo projeto.

 

Nesta primeira sessão estiveram presentes 74 estudantes, entre os quais alguns/mas dos/as responsáveis pela produção das curtas apresentadas ao “Muda o Filme” pela Escola de Caldas das Taipas e que compõem, agora, a Videoteca de Educação para a Igualdade de Género.

 

Para o mês de Novembro, estão já agendadas mais 6 destas sessões, junto de alunos/as das Escolas Profissional Profitecla de Braga, Secundária Alcaides de Faria e Secundária de Barcelinhos, nos concelhos de Braga e Barcelos.