
O Oceano que nos une
Pretendemos informar e sensibilizar as crianças e professores sobre temas relacionados com o oceano, as suas potencialidades, fragilidades e importância, e como todos se devem comprometer com a proteção do ambiente marinho.
A Educação para o Desenvolvimento e as temáticas a ela associadas, como o conhecimento do Oceano e a sua relevância para os Países em Desenvolvimento, despertam o interesse da comunidade escolar mas continuam a apresentar grandes lacunas, especialmente entre as crianças.
Assim, torna-se essencial criar ferramentas e espaços de informação e formação que apoiem professores e alunos, proporcionando às crianças a oportunidade de conhecer o oceano, as suas potencialidades, fragilidades e importância para o desenvolvimento, promovendo uma atuação consciente e comprometida com a proteção do ambiente marinho.
Com base na sua vasta experiência na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global – entendida como (in)formação, sensibilização e motivação para a ação –, a Oikos propõe o desenvolvimento de um projeto inovador. Para além de abordar a globalização do Oceano no contexto da Educação para o Desenvolvimento no 1.º Ciclo do Ensino Básico, este projeto distingue-se pela sua abordagem criativa. Algumas das atividades principais serão:
- criação de uma exposição original e apelativa sobre o Oceano e a nossa relação quotidiana com o mesmo, destinada a crianças dos 5 aos 10 anos, em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência. A exposição contará com uma versão itinerante, facilitando a sua deslocação às escolas;
- produção de 20 microfilmes de animação, com cerca de 3 minutos cada, que serão transmitidos pela RTP, parceira do projeto, nos seus diferentes canais.
Iremos assim informar, sensibilizar, e incentivar os mais novos a agirem pela proteção do ambiente marinho e por um futuro mais sustentável.
Localidade:Todo o país (incluindo Açores e Madeira)
Quando: SET 2024 - AGO 2028
Orçamento: 551.344 €
Beneficiários: 410 professores do 1º CEB e 266 566 crianças