Cidadania e Direitos Humanos
Os temas de cidadania e direitos humanos estão intimamente relacionados com a promoção do "Direito à identidade própria” e o “Direito à participação, cidadania política e social”.
A educação para o desenvolvimento e cidadania global, a defesa dos direitos humanos e do ambiente são essenciais para o desenvolvimento sustentável e a igualdade de género.
A Oikos apoia lideranças sociais, organizações civis e media comunitários que promovem estes direitos, independentemente de crenças, género, orientação sexual, condição económica ou física. Acreditamos que a nossa ação no terreno deve ser acompanhada por sensibilização e educação crítica, especialmente nas escolas e junto dos jovens. O nosso trabalho deve inspirar políticas públicas e respostas de mercado que ampliem o impacto social dos nossos projetos.
QUAL É O PROBLEMA
Diariamente, milhões de pessoas por todo o mundo são discriminadas e vêm os seus direitos violados. A sociedade civil tem um papel preponderante na defesa dos direitos humanos dos grupos mais vulneráveis. Porém, a liberdade de associação e participação, o espaço cívico e a defesa dos direitos humanos e do ambiente, tem vindo a ser crescentemente ameaçado num número crescente de países, seja por ação de poderes políticos autocráticos, seja por parte de corporações privadas, nomeadamente no âmbito das indústrias extrativas. A participação dos jovens na definição das políticas que os afetam, o direito à identidade própria, ou a defesa dos valores e recursos naturais, são cada vez mais limitados em países do Sul e do Norte. A expropriação ilegal de terras aos camponeses e povos indígenas, a violência contra jovens, mulheres e população LGBTIQA+, o assassinato de defensores/as do ambiente, jornalistas e trabalhadores humanitários torna-se uma ameaça cada vez mais presente.