Portugal

Em Portugal, o trabalho da Oikos desenvolve-se essencialmente ao nível da Cidadania e Direitos Humanos. Baseando-se na missão de erradicar a pobreza e reduzir as assimetrias económicas e de conhecimento, a Oikos procura mobilizar a população em geral para tópicos que são problemas globais e cuja resposta deverá ser no mesmo nível.

Assim, a Oikos implementa diferentes tipos de ações que permitam garantir uma cidadania ativa e informada por parte da sociedade. Trabalhando a educação para a cidadania global, trabalhamos lado a lado das comunidades escolares a nível nacional e restante população em geral para sensibilizar a temas globais como a pobreza, as desigualdades sociais, alterações climáticas, entre outros. Em linha com esta área, a Oikos procura influenciar publicamente diferentes atores, de forma a permitir uma transformação na ordem social, a título individual ou coletivo, com a partilha de direitos, deveres e desrespeitos pelos direitos humanos.

Mais recentemente, a Oikos vem desenvolvendo projetos de bem comum para a população em geral. O SmartFarmer, o seu primeiro negócio social, vem apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares aproximando-os dos consumidores e criando um sistema alimentar mais são, justo e sustentável. O Oikos Justo & Natural é um negócio social que procura diminuir o número de intermediários na cadeira de valor, a um preço justo, respeitando os pequenos produtores de onde são provenientes os diferentes produtos.

PORTUGAL EM NÚMEROS

1988
ANO DE INÍCIO DE ATIVIDADE NO PAÍS
3
PROJETOS EM CURSO
54
PROJETOS CONCLUÍDOS
45000
BENEFICIÁRIOS DIRETOS

*dados apurados no último Relatório e Contas

PROJETOS EM CURSO

AS NOSSAS HISTÓRIAS