Eleva-TE
Pretendemos capacitar e formar jovens na área do empreendedorismo, apoiando os mesmos na estruturação de micronegócios e criação do próprio emprego.
De acordo com o relatório da OIT são cada vez mais e em maior número os/as jovens que não trabalham nem estudam. Dados do INE mostram que em 2020 a taxa de desemprego de jovens (15 a 24 anos) situou-se em 22,6%, 4,3 p.p. acima do ano anterior. Por sua vez, o último relatório do PNPAS refere que, em 2019, os hábitos alimentares inadequados dos portugueses foram o quinto fator de risco que mais contribuiu para a perda de anos de vida saudável.
Desta forma, o projeto pretende aproximar produtores/as e consumidores, promovendo circuitos agroalimentares curtos – um modo de comercialização de produtos agroalimentares, que pode ser efetuado por venda direta do produtor ao consumidor, ou por venda indireta, através de um intermediário. Este modo de comercialização facilita aos consumidores o acesso a uma alimentação adequada, promovendo o consumo local por parte de famílias e consumidores coletivos (IPSS, Misericórdias e Câmaras Municipais), através de um novo canal de escoamento – o comércio eletrónico.
Um dos principais objetivo passa então por apoiar no desenvolvimento de novas competências pessoais, profissionais e organizacionais, em particular competências digitais capacitando os/as formandos/as de conhecimentos na área do empreendedorismo e na estruturação de projetos de criação de micronegócios e criação do próprio emprego.