MediARTE
Pretendemos reforçar o papel activo da sociedade civil, em especial dos estudantes e entidades educativas da região Norte, na promoção da Igualdade de Género.
Tomando como público-alvo de primeira linha os jovens, e reconhecendo que o trabalho de Educação para os Direitos Humanos deve centrar-se em quem nos ouve, partindo das suas necessidades, preferências, capacidades e desejos, apostamos em metodologias dinâmicas e participativas para cimentar uma cultura em que a Igualdade de Género e a Não Violência surjam como valores compreendidos, respeitados e defendidos.
Através de uma intervenção específica e inovadora que se ancora, apesar disso, em experiências adquiridas no desenvolvimento de outros projetos, a Oikos apoia-se na Arte, e mais especificamente da Arte Multimédia e do Cinema, enquanto motor de motivação para a participação juvenil e veículo de mudança e de transformação social.
Vamos, assim, (In)formar jovens, profissionais de educação e entidades educativas da região Norte sobre a problemática da Igualdade de Género; capacitar jovens, profissionais de educação e entidades educativas da região Norte para a prevenção de situações que atentem contra a Igualdade de Género; e mobilizar jovens, profissionais de educação e entidades educativas da região Norte para o desenvolvimento de iniciativas de natureza cívica e pública de defesa comprometida com uma sociedade mais justa e respeitadora da Igualdade de Género.
Uma das faces mais visíveis deste projecto é o Concurso “Muda o Filme”, dirigido a jovens estudantes do ensino secundário na região norte de Portugal. Passa pela produção de curtas metragens sobre a temática Igualdade de Género, onde são convidados a abordar temas como: violência no namoro, bullying de género, participação política, violência doméstica, desigualdades salariais, entre outros.
Localidade: Região Norte
Quando: 2012-2015
Financiamento: 79 799 €
Beneficiários: 9 070 pessoas