15/04/2010
Ontem, dia 15 de Abril, ocorreu a cerimónia de entrega de prémios da 4ª edição do Concurso Europeu de cartazes “20º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança”.
Temos o prazer de anunciar os vencedores, eleitos por um júri nacional independente da organização. Para ver o cartaz vencedor, por favor clique em cada equipa:
Faixa etária dos 10-14 anos:
1º Lugar: Equipa “Defensores das Crianças” do Agrupamento Vertical D. Manuel I de Tavira
2º Lugar: Equipa “Quarteto dos Amigos” da Escola Básica 2/3 de Vila Nova de Santo André
3º Lugar: Equipa “Unidos” da Escola Básica 2/3 Dr. Leonardo Coimbra (Filho) do Porto
Faixa etária dos 15-18 anos
1º Lugar: Equipa “RIFS” da Escola Secundária do Forte da Casa
2º Lugar: Equipa “Lifesavers” de Santo Tirso
3º Lugar: Equipa “Cenatex G2B” da Escola Profissional Cenatex de Guimarães
No âmbito da cerimónia de entrega de prémios, os vencedores participaram numa actividade de orientação e aventura sobre pegada ecológica, na Mata de S. Domingos de Benfica. As actividades variaram entre jogos de pistas, escalada, tiro ao alvo, gincana e recilagem.
Mais sobre o Concurso Europeu…
Este concurso foi lançado em Portugal em Novembro de 2009, na Assembleia da República, no âmbito do evento de lançamento da Plataforma Comemorativa dos 20 anos da Convenção e dos 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança. Esta é a 4ª edição de um concurso organizado anualmente pela Comissão Europeia e promovida em Portugal pela Oikos – cooperação e desenvolvimento.
Em Portugal concorreram 236 cartazes elaborados por crianças e adolescentes dos 10 aos 18 anos.
Os primeiros lugares vencedores em Portugal entram agora automaticamente em competição europeia e, caso fiquem entre os três finalistas, receberão como recompensa uma visita a Bruxelas para descobrirem a cidade e as instituições europeias.
Sobre a Oikos
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.
Contacto para mais informações
Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação
comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635
www.oikos.pt
Siga-nos no Facebook
Subscreva a Newsletter da Oikos