Países

Portugal – Duas equipas portuguesas entre os vencedores do concurso de 2007 destinado a todos os jovens da UE

Comunicado de Imprensa Oikos
18/12/2007

“A União Europeia e a não-discriminação”


“A União Europeia e a não-discriminação” é o título do concurso lançado em 30 de Julho
pelo Vice-Presidente da Comissão Europeia, Franco Frattini, responsável pela Justiça, Liberdade e Segurança.

Crianças e adolescentes europeus, com idades entre os 12 e os 14 anos e os 15 e os 18 anos, foram convidados a conceber um cartaz alusivo à não-discriminação na UE.

 

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento foi responsável pela coordenação do concurso em Portugal, apelando à sensibilização dos jovens para as acções promovidas neste domínio. Mais de 220 equipas portuguesas aceitaram o desafio e, após a selecção nacional a 20 de Novembro, um júri europeu apurou as seis equipas vencedoras da Europa (três equipas para cada faixa etária).

Portugal teve a honra de ter duas equipas entre os seis vencedores europeus: a Escola Profissional do Montijo e o Colégio das Caldinhas de Santo Tirso.

Os alunos foram convidados a deslocar-se a Bruxelas para participar na cerimónia europeia de entrega dos prémios presidida por Franco Frattini, ontem realizada (dia 17 de Dezembro).

 

“Estou muito impressionado pelo interesse que o tema da não-discriminação suscitou nos jovens europeus – participaram 6.153 equipas – tanto mais que o ano de 2007 é, por mais alguns dias ainda, o “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos”, declarou Franco Frattini aquando da entrega dos prémios, acrescentando: “O nosso slogan “Todos contra a discriminação!” serviu para recordar, como era minha intenção, que a rejeição das discriminações  deve ser um objectivo comum da União Europeia, dos Estados-Membros e de todos os residentes na União Europeia”.

 

Classificação final das equipas para a faixa etária 12-14 anos:
1.º Prémio: França
2.º Prémio: Bélgica
3.º Prémio: Portugal (Colégio das Caldinhas de Santo Tirso)

Classificação final das equipas para a faixa etária 15-18 anos:
1.º Prémio: República Checa
2.º Prémio: Portugal (Escola Profissional do Montijo)
3.º Prémio: Itália

 

Os cartazes vencedores serão apresentados nos sítios Internet das Representações da Comissão Europeia nos diferentes países da UE, assim como no servidor “Europa”. Poderão igualmente ser utilizados nas futuras campanhas europeias de luta contra as discriminações.
Para conhecer os cartazes vencedores a nível europeu consulte: www.eurojovem.eu/index_pt.htm

Para conhecer os cartazes vencedores a nível nacional consulte: www.oikos.pt   


Sobre a Oikos
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.

Contacto para mais informações
Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação

comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal


Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635