Instituição de um sistema descentralizado de planificação e gestão participativa e transparente dos planos de desenvolvimento da Bacia do Rio Cañete
Pretendemos fortalecer as autoridades locais e promover a participação de atores não-Estatais na definição e implementação dos planos de desenvolvimento locais.
O sismo de Agosto de 2007 ocorrido no Perú agravou ainda mais a situação de pobreza e exclusão social de algumas regiões do País, destruindo casas, infra-estruturas básicas e produtivas. As províncias em que este projeto da Oikos foi implementado estava entre as zonas afetadas, com perdas que iam além das vidas humanas, mas que se estendiam para a perca de recursos importantes, colocando em causa o desenvolvimento destas duas províncias.
Um dos objetivos era de contribuir para a passagem progressiva de uma fase de reconstrução pós-emergência para uma maior estabilização da situação social e económica, com a redução da pobreza.
Para a mudança desta realidade, era essencial que existisse uma maior participação local nos processos de desenvolvimento que pudessem apoiar uma planificação efectiva, transparente e conjunta – tanto por parte das instituições estatais locais, das empresas, como da sociedade civil. Assim, oficinas participativas, formações, workshops, cursos e outras actividades foram algumas das estratégias utilizadas para garantir que diferentes atores sociais estivessem de facto envolvidos nos processos de gestão local, através do fortalecimento de suas capacidades e maior consciencialização, numa lógica de desenvolvimento sustentado e continuado.
A Oikos promoveu também a inclusão tecnológica, através da distribuição de computadores, impressoras e outros materiais de informática, instrumentos fundamentais para a execução mais efectiva dos planos de gestão. A acompanhar, foram sempre efectuadas formações de técnicos e líderes, não só a nível operacional mas também em temáticas como a elaboração de planos e propostas de desenvolvimento.
Localidade: Yauyos e Cañete
Quando: 2009-2012
Financiamento: 407 845 €
Beneficiários: 480 pessoas