Saneamento básico e gestão ambiental no assentamento de Martín de Porres

Pretendemos melhorar as condições de vida da população de S. Martín de Porres, contribuindo para o progresso sócio-económico e para a erradicação da pobreza.

Este programa beneficiou 825 pessoas, correspondendo a 130 famílias, em S. Martín de Porres, Província de Lima, população esta que se encontrava em situação de vulnerabilidade e impactada por uma série de carências e limitações as quais pediam solução imediata.

Dos problemas mais latentes identificados, destacaram-se:
– A carência de serviços de água potável, sendo que 91% das famílias comprava a
água armazenada em contentores em mau estado e 9% adquiriam a água a camiões cisterna de qualidade dúbia.
– Não havia um sistema de saneamento público, sendo que 7% das famílias eliminavam os seus excrementos em sanitários e 77% fazia-o em silos sem tratamento adequado e, por conseguinte, que se tornavam em focos de contaminação ambiental.
– Estas famílias residiam numa ladeira desflorestada com a presença de restos de deslizamentos de outras épocas, pelo que o risco de activação de correntes perante o incremento das precipitações fluviais era latente, o que ocasionaria derrames e deslizamentos de lama e pedras afectando estas populações.
 
Assim, as ações desenvolvidas procuraram promover o desenvolvimento comunitário e fortalecimento de capacidades, como também o saneamento básico e a melhoria das condições sanitário-ambientais.
País: Perú

Localidade: Distrito de Comas, Lima

Quando: 2005-2008

Financiamento: 546 555 €

Beneficiários: 825 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Ainda não há notícias no projeto



Projetos Relacionados