Área Reservada
  • Português
 
ElSalvador 2 1 1

El Salvador

Área total: 21.041Km2
População: 6.071.774
IDH rank: 79; IDH valor: 0,701
População abaixo linha de pobreza: 40,6%
PIB per capita: 7.300 USD
Esperança de vida: 74 anos
Taxa de analfabetismo M: 22%
Taxa de analfabetismo H: 17%
Taxa mortalidade infantil: 20.3/1,000
Taxa de fertilidade: 2.08 crianças/mulher
Acesso a água potável: 84%

El Salvador

 

Têm sido muitos os esforços levados a cabo por El Salvador para atingir os ODM, no entanto, os desafios que se colocam pela frente são ainda bastantes. A pobreza (sobretudo a extrema) tem vindo a apresentar valores mais baixos, estando apesar de tudo distantes do objectivo de reduzi-la para metade.

 

O sector da educação tem sido encarado como preponderante, explicando-se assim os resultados positivos obtidos na sequência do Projecto de Reforma Educativa e do programa EDUCO, cujos principais objectivos são: melhorar a qualidade do ensino (as taxas de ingresso subiram de 8.400 em 1991, para 237.000 em 1999; o índice de insucesso baixou de 7,6 para 5,2 entre 1993-2000; a taxa de abandono baixou tanto nas áreas urbanas como rurais, permitindo que o aumento do número de alunos que concluem o 6º ano) e conferir uma maior interacção entre pais e professores.

 

A igualdade de género continua a não se verificar, tendo-se avançado pouco neste sentido. As insuficiências ainda presentes no sector da saúde explicam, em parte, as escassas alterações em relação à pretensão de reduzir para dois terços a mortalidade infantil e em três quartos a mortalidade materna.

 

A análise das metas do ODM6 permite concluir que apesar de se verificar uma diminuição na taxa de incidência em relação a doenças graves como a tuberculose, o combate ao VIH/SIDA e à malária continua a ser uma tarefa árdua. São cada vez mais as acções que visam informar, prevenir e estimular para que se crie nos salvadorenhos uma maior consciencialização para as questões ambientais e para a importância das mesmas.

 

Para o reforço e eficiência da economia, serão fundamentais os incentivos e parcerias criados pelo governo salvadorenho, visando aumentar a capacidade do sector público e desenvolver outros sectores de actividade, deixando de estar economicamente tão dependente do sector agrícola. Por sua vez, o sector terciário deverá ser dotado quantitativa e qualitativamente de recursos humanos à altura, para passar a ser um sector-chave no desenvolvimento do país.

 

Fonte: Human Development Report - UNDP; The World Factbook; Human Development Report - UNDP


  

A Oikos no Mundo

Trabalhamos com comunidades de regiões e países mais pobres, promovendo a saúde pública, alimentação, água, saneamento e educação.

Onde estamos...
Onde estivemos...
 

Siga-nos

facebook1