Países

Oikos responde a Depressão Tropical na América Central

Comunicado de Imprensa Oikos

03/06/2010

A depressão tropical “Agatha” revelou-se devastadora na América Central. Segundo os últimos dados, foram registados 150 mortos na Guatemala, Honduras e El Salvador. O número de pessoas evacuadas para abrigos temporários é de cerca de 30 mil nos três países.

 

A Oikos está presente em todos os países e zonas afectadas e, em conjunto com os seus parceiros locais, tem equipas no terreno mobilizadas a fazer a avaliação dos danos e levantamento de necessidades.

 

Diversas zonas onde a Oikos trabalha foram afectadas, sendo uma das grandes preocupações a acessibilidade às comunidades mais vulneráveis. Muitas estradas estão danificadas e algumas pontes ruíram, dificultando o acesso às zonas mais atingidas. Os danos nos sistemas de distribuição de água potável e de irrigação são outro dos principais problemas a somar às diversas infra-estruturas danificadas ou destruídas.

 

De momento a Oikos, única Organização Não Governamental Portuguesa na América Central, está a analisar e identificar a situação nos três países, tendo já preparado uma proposta de intervenção para responder à emergência em 17 comunidades totalmente inundadas em El Salvador.

 

As principais actividades previstas são a distribuição de alimentação para estas famílias; entrega de sementes e fertilizantes para os agricultores e material de pesca para os pescadores; bem como a distribuição de kits de higiene e água potável para os próximos 3 meses. No total, serão beneficiadas cerca de 4.500 pessoas.

 

Para mais informações por favor contacte:

Ricardo Domingos – Director de projectos da Oikos – Tel. 21 882 36 30


Sobre a Oikos

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).

Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.

 

Contacto para mais informações

Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação

comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt

Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal

Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635

www.oikos.pt