Portugal

Oikos promove curso de agroempreendedorismo com recurso a metodologia de simulação empresarial

Arranca na próxima segunda feira, dia 26 de fevereiro, nas instalações da Escola Profissional de Braga, um Curso de Agroempreendedorismo, promovido pela Oikos.

O curso destina-se a jovens NEET (jovens que não estão a trabalhar, nem a estudar, nem a frequentar formação) e tem como objectivo principal potenciar a empregabilidade destes jovens através do treino de competências técnicas e transversais essenciais no mundo de trabalho.

 

Será explorado o sector agroalimentar, por se tratar de uma área com imensas potencialidades na região, muitas vezes pouco explorada ou desvalorizada pela população mais jovem, estimulando-se um tipo específico de empreendedorismo, associado a este domínio e promovendo a integração socio-profissional dos jovens na economia local (objectivos traçados no âmbito do projecto “Localizar-te- Inclusão socioeconómica de jovens NEET na Economia Local”, vencedor da terceira edição do Prémio AGIR da REN – Redes Energéticas Nacionais).

 

O curso recorre também a uma metodologia inovadora em Portugal – a metodologia Empresas simuladas. Consiste na recriação de um ambiente empresarial real, que replica a divisão departamental de uma empresa, as dinâmicas de interação internas e externas e os procedimentos habituais de uma empresa autêntica.

 

Esta metodologia, transferida para a Equipa da Oikos – delegação Norte, no âmbito do projecto Practice@Business (projecto financiado pelo Erasmus+), permitirá criar e por em funcionamento a primeira Empresa Simulada portuguesa, constituindo uma experiência piloto ao nível da simulação empresarial.

 

Sob o princípio “aprender fazendo”, os jovens formandos assumirão o papel de empresários e terão que gerir um negócio virtual do sector agroalimentar. Depois de explorarem ideias e oportunidades de negócio, irão criar a sua própria empresa e respectivos produtos e assumirão postos de trabalho nos diferentes departamentos da empresa (Recursos Humanos, Marketing, Compras e Armazém, Vendas e Contabilidade).

 

Serão replicadas situações e procedimentos reais de trabalho e simulado um ambiente laboral, de forma a potenciar o treino de competências e a aprendizagem de tarefas relacionadas com diferentes funções assumidas numa empresa.

 

O modelo pedagógico da Empresa simulada tem por base a utilização de uma plataforma digital disponibilizada pela Europen-Pen International (entidade que administra a rede mundial de empresas simuladas, parceira da Oikos no projecto Practice@Business) que permitirá o registo da Empresa Simulada portuguesa na rede mundial, a interacção com as inúmeras empresas simuladas existentes em todo o mundo e a realização de movimentos bancários no mercado virtual.