O Instrumento de Resposta Rápida (IRR), criado pelo Camões, I.P., pretende criar condições para o financiamento de ações de emergência, a implementar por ONGD, de um modo célere, flexível e adequado, procurando dar resposta a uma necessidade crescente de promover uma intervenção eficaz na área humanitária entre os diferentes parceiros.
Após avaliados critérios de elegibilidade, a Oikos foi umas das ONGD qualificadas para a realização de Ações de Emergência enquadradas no âmbito deste Instrumento.
“Esta iniciativa é de louvar e demonstra que o Governo português, através do Camões, I.P., está a dar maior prioridade para questões de ajuda humanitária de emergência e reconhece capacidade a várias organizações da sociedade civil para assumirem esse desafio.
Demonstra também o compromisso da Oikos com as questões de Ação Humanitária e de Emergência, embora sempre enquadradas numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.”
Ricardo Domingos, Diretor de Operações da Oikos
O IRR decorre da Estratégia Operacional de Ação Humanitária e de Emergência aprovada pelo Governo em Agosto de 2019 e consagra o compromisso do Protocolo de Cooperação acordado entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Plataforma Portuguesa das ONGD.