Desde sua fundação, a Oikos sempre procurou desenvolver os seus projetos e ações, nos países em que está presente, em parceria com diferentes atores sociais. Através da partilha de esforços e responsabilidades, a Oikos busca facilitar soluções para garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna.
Durante o ano de 2012, a Delegação da Oikos em El Salvador tem estado presente e participado de uma série de importantes iniciativas, como líder e representante da Sociedade Civil.
Em Maio, o coordenador da Oikos em El Salvador, Miguel Lasfuentes, no âmbito de também representante da “FOCIS” (Fórum de Organizações da Cooperação Internacional Solidária, do qual a Oikos participa de forma ativa) assinou um acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de El Salvador para o desenvolvimento de uma Agenda de Trabalho conjunta, em matéria de Cooperação.
Este trabalho será desenvolvido por uma atuação “tripartida”, com representantes do governo e também representantes da Sociedade Civil. Na assinatura deste protocolo, estavam presentes:
1. O Vice-ministro de Cooperação para o Desenvolvimento (que pertence, em El Salvador, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros), Jaime Miranda;
2. O representante do Movimento de ONG para o Desenvolvimento Solidário de El Salvador (MODES), Berta Aguirre;
3. E o representante do Fórum de Organizações da Cooperação Internacional Solidária (FOCIS), Miguel Lasfuentes.
Durante este encontro, fez-se alusão ao documento “Compromisos para una Agenda Nacional de Eficacia de la Ayuda“, que tem sido a referência de atuação do governo, em matéria de Cooperação, desde Junho de 2010, no qual inclusive a Oikos é mencionada na página.
Miguel Lasfuentes acredita que iniciativas como estas são de extrema importância, na medida em que possibilitam uma maior aproximação do governo com a sociedade civil, no âmbito da Cooperação, que buscam ultrapassar o período corrente do governo executivo que está na liderança neste momento, mantendo-se a mais longo prazo, de forma sustentável, coerente e estratégica.
O coordenador da Oikos em El Salvador acredita ainda que o atual governo está motivado para o fazê-lo, comprometendo-se inclusive com a institucionalização deste espaço de diálogo, nos próximos 2 anos de executivo que ainda restam, espaço este em que se receberiam propostas e se realizariam debates sobre as mais diferentes temáticas que envolvem a Cooperação internacional (saúde, água, soberania alimentar, democratização, etc), entre várias outras ações.
A noticia completa foi publicada no site do Ministério das Relações Exteriores em: www.rree.gob.sv/index.php?option=com_k2&view=item&id=2158/index.php?/?option=com_k2&view=item&id=2158#!prettyPhoto[galleryc1e150ee0b]/1/
Consulte aqui o acordo assinado.