A propósito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, e no âmbito do Projeto (Es)Forçadas e (Des)Iguais, a Oikos realizou, nos meses de Novembro e Dezembro, uma série de workshops, sessões informativas e divulgação de materiais pedagógicos.
Dentre as principais iniciativas realizadas estão as ações desenvolvidas em contexto escolar, que contam com a utilização de um Kit Pedagógico: um conjunto de recursos e ferramentas concebidos para possibilitar a docentes, formadores e outros profissionais o desenvolvimento de processos [in]formativos, para o reconhecimento e denúncia de situações de Tráfico de Seres Humanos (TSH) e de exploração laboral.
A equipa da Delegação Norte da Oikos esteve presente nas seguintes escolas:
» Escola Básica 2/3 Professor João de Meira, em Guimarães
» Escola Básica 2/3 Cabreiros, em Braga
» Mesa Redonda “Tráfico de Seres Humanos e Exploração Laboral”, em Faro (no âmbito das atividades do Projecto SUL 2 – Unidade de Apoio à Vítima Imigrante e de Tráfico de Seres Humanos)
» Workshop Igualdade de Género na Comunicação, em Braga, no âmbito do projeto e-storias d’igualdade (www.e-storiasdigualdade.com), promovido pela ACEP
» Escola Secundária de Barcelinhos, em Barcelos
» Escola Profissional de Braga
» Escola Secundária Alcaides Faria, em Barcelos
» Semana para a Igualdade, Póvoa de Lanhoso
» Escola Profissional Esprominho, em Braga
» Escola Profissional Cenatex, em Guimarães
Anualmente, estima-se que mais de 2,4 milhões de pessoas sejam vítimas do tráfico de seres humanos. A Oikos não é alheia a este flagelo em Portugal tendo iniciado, já em 2004, o seu trabalho nesta área. Hoje em dia, a partir da sua delegação em Braga, desenvolve projetos com o objetivo de sensibilizar, (in)formar e mobilizar a população em torno dos fenómenos do tráfico de pessoas, da discriminação e da exploração laboral.
Pode também encontrar mais informações sobre este projeto em www.oikos.pt/traficosereshumanos