A Oikos tem a decorrer um inquérito online sobre políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional em Portugal.
Pretende-se fazer um mapeamento de todas as partes interessadas nesta temática a operar no nosso país, bem como um levantamento exaustivo de iniciativas, programas ou projetos que possam conter lições aprendidas e recomendações úteis para a elaboração de uma proposta de estratégia integrada de alimentação de âmbito nacional.
Este inquérito é então dirigido a todas as entidades públicas ou privadas que tenham atividade em pelo menos uma das seguintes áreas: social, saúde, educação, economia, agricultura, ambiente. Se representa alguma entidade que preenche estes requisitos e pensa poder dar o seu contributo para a melhoria da Segurança Alimentar e Nutricional em Portugal, aceite o nosso convite e preencha este inquérito.
Aos respondentes e a todos aqueles que não pretendam preencher, por não se enquadrarem no universo das entidades pertinentes, solicitamos a distribuição do mesmo pelos seus contactos em entidades que julgar relevantes.
Este inquérito é uma iniciativa da Oikos – Cooperação e desenvolvimento (ONGD), em parceria com a Direção-Geral de Saúde (DGS) e o Instituto Superior de Agronomia (ISA), no âmbito do projeto de investigação “Integrar para Alimentar – conhecimento, saúde e sustentabilidade” financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) através do programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto pretende, entre outros objetivos, desenhar e facilitar um processo multi-stakeholder de forma a contribuir para a criação de uma estratégia integrada de alimentação, como política pública.
A sua colaboração será de extrema importância para a concretização deste projeto que no futuro terá um grande impacto (positivo) na melhoria da segurança alimentar e nutricional da população Portuguesa.
Inquérito aberto a respostas até dia 15 de Maio 2015.
Para dúvidas ou mais informações por favor contacte ana.santana@oikos.pt