Haiti

Oikos a caminho do Haiti – Agência Ecclesia

A Oikos está a responder à catástrofe no Haiti, dirigindo os seus esforços para o local.
14 Jan 2010

A Oikos está a responder à catástrofe no Haiti, dirigindo os seus esforços para o local.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, esta Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento recorda a profunda destruição em que se encontra o país, tendo sido atingidas a maioria das infra-estruturas locais – casas, escolas, hospitais, entre outros – bem como uma perda de vidas massiva e avultado número de feridos graves. “As estimativas apontam para que haja pelo menos 3 milhões de pessoas afectadas, directa ou indirectamente”, refere a Oikos, acrescentando que “dadas as dificuldades de comunicação e o caos em que se encontra neste momento o país, a verdadeira escala desta catástrofe é ainda desconhecida”.

Segundo o comunicado da Oikos, os elementos desta organização não governamental presente em diversas regiões da América Latina, especializada em Acção Humanitária e Desenvolvimento nas zonas mais vulneráveis, “estão neste momento a identificar a situação em coordenação com organizações internacionais e locais e com um Centro de Referência de Logística Humanitária para toda a América Latina, de forma a iniciar uma resposta de emergência imediata e eficaz”.

A resposta humanitária da Oikos estende-se por três fases, passando pela ajuda na emergência, reabilitação e apoio ao desenvolvimento. “Em situações humanitárias como estas características a Oikos privilegia o apoio a nível de água e saneamento, abrigo temporário e alimentação”, refere-se.

A Oikos apela à solidariedade do povo português, tendo destinado uma conta para angariação de fundos destinados a esta causa:

NIB 0035 0355 00029529630 85, da Conta da Caixa Geral de Depósitos.

É possível fazer o donativo também on line.

Artigos Relacionados